sábado, 20 de setembro de 2008

Pré-Jogo: Flamengo X Ipatinga



Maior média de público contra o de menor. Veterano contra debutante. Seria este um duelo de Davi contra Golias? O respeito prega que não, mas a diferença na tabela só reforça a disparidade entre os dois times que se enfrentam neste domingo no Maracanã: Flamengo e Ipatinga. Para piorar ainda mais as chances do visitante, o Ipatinga é o único time entre os 20 que disputam o Campeonato Brasileiro que não venceu uma única partida sequer fora de seus domínios.

O Ipatinga, que passou a lanterna da competição para a Portuguesa na última rodada, é um time limitado tecnicamente como a própria posição na tabela já denuncia. Um dos poucos destaques deste time era o meia Gérson Magrão, que teve uma passagem relâmpago pela Gávea, mas este acabou sendo negociado com o Cruzeiro ainda no início do campeonato.

O treinador Márcio Bittencourt deve escalar o Tigre com a seguinte formação:

Fernando; Márcio Gabriel, Henrique, Gian e Rodriguinho; Augusto Recife, Xaves, Leandro Salino e Luciano Mandí; Adeílson e Ferreira.

Como destaques do time estão o volante Leandro Salino, também com passagem pela Gávea, e o atacante Adeílson. Salino é um segundo volante que pode atuar tanto pela direita quanto pela esquerda e tem uma boa aproximação com o ataque, embora o seu destaque seja defensivo, com as roubadas de bola. É responsável pela criação das jogadas juntamente com o único meia de ofício: Luciano Mandi. Este é um jogador forte fisicamente e se destaca nas jogadas aéreas, mas é fraco tecnicamente, deixando a criação do time muito carente de talentos.

Adeílson é um atacante de muita velocidade e oportunismo. É um dos poucos que se salvam desta pífia campanha, tendo um bom destaque individualmente. Tem como companheiro de ataque o centro-avante Ferreira. Este um legítimo centro-avante trombador. Fraco tecnicamente e bom no jogo aéreo.

Pelo lado rubro-negro, o treinador Caio Jr resolveu dar uma segunda chance ao time que foi derrotado pelo São Paulo e deve manter a mesma escalação:

Bruno; Jaílton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Leo Moura, Ibson, Kleberson, Éverton e Juan; Marcelinho Paraíba e Josiel.

Este esquema (3-5-2 sem um legítimo cabeça de área) já mostrou algumas qualidades (no jogo contra Figueirense), mas as fragilidades foram escancaradas assim que enfrentou um adversário mais qualificado (São Paulo). Mas independente de esquema o Flamengo tem obrigação de vitória em seus domínios e espero que uma vitória não mascare mais uma vez os pontos fracos do esquema.

Jaílton foi efetivado como zagueiro pela direita e sequer retorna para sua posição de origem (cabeça de área). É um dos que corriam risco de ser barrado, mas recebeu uma segunda chance. Dininho (e a torcida) seguem aguardando a chance de vermos um "verdadeiro" zagueiro atuando na zaga pela direita.

VAMOS FLAMENGO!

Nenhum comentário: