quinta-feira, 26 de junho de 2008

O Absurdo do Bairrismo

Moro em São Paulo. Aliás, nasci em São Paulo. E torço pro Flamengo. Por isto tenho conhecimento sobre o assunto bairrismo no futebol.
Além dos diversos comentaristas "fanfarrões" que literalmente vestem a camisa dos seus times e só fazem comentários passionais e sem a menor imparcialidade, as transmissões também estão tomando o mesmo rumo.
Acredito que a regionalização das transmissões tenha sido algo positivo, afinal as pessoas têm interesse por assistir aos jogos dos times locais. Mas times do eixo Rio-São Paulo sempre foram e sempre serão predominantes nas regiões Centro-oeste, Norte e Nordeste, além da região sudeste. E, por isto, merecem um tratamento diferenciado.
Vou comentar especificamente sobre a relação entre os times e transmissões deste eixo.
O que acontece no estado de São Paulo, em particular, é um total descaso com os times cariocas. E nesta quarta-feira aconteceu mais um exemplo disso. Ao invés de transmitir a FINAL da Libertadores da América entre Fluminense e LDU, a rede Globo transmitiu Bragantino e Ponte Preta pela segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Justo esta emissora que sempre brada "Fulano é o Brasil na Libertadores!". Neste caso o Fulano era o Fluminense e o Brasil era o Brasil menos o estado de São Paulo.
Não bastasse a enorme diferença técnica e a relevância das competições e fases, afinal estamos comparando uma final com mais uma rodada, foi um total descaso com o Fluminense e com o futebol carioca.
Porque no ano passado a final (Boca Jrs e Grêmio) foi transmitida? Pelo Boca? Pelo Grêmio? E se fosse o Flamengo na final? Vasco? Botafogo? Teria transmitido? Só a Globo sabe...

Nenhum comentário: