domingo, 21 de setembro de 2008

O Jogo: Flamengo 1 X 0 Ipatinga



Vitória! 1X0! Volta ao G4! Mas não precisava ser tão sofrido...

Os minutos iniciais da partida foram de completo domínio rubro-negro, com marcação na saída de bola e o Ipatinga sequer conseguia passar da linha do meio-campo. Parecia que o Flamengo teria uma vitória tranqüila e até com goleada. Mas esta impressão inicial não se confirmou.

O Ipatinga não conseguia puxar contra-ataques e o sistema defensivo rubro-negro não era exigido. Isto permitia o avanço de ambos os laterais ao mesmo tempo, além dos volantes Ibson e Kléberson. Kléberson atuou um pouco mais recuado, praticamente como um primeiro volante. O time trocava muitos passes e fazia inversões, mas não conseguia transformar este domínio territorial em finalizações.

O gol acabou saindo num lance em que o Marcelinho Paraíba voltou para buscar o jogo, já que sofria forte marcação, e fez uma tabela com Éverton. Numa inversão de lado ele caiu pelo lado esquerdo de ataque, o que confundiu a marcação, e ele teve liberdade para acertar um belo chute de fora da área. Gol, aliás, que o nosso novo "9" ainda não conseguiu achar. Josiel ainda não se encaixou com o time. Talvez seja ritmo de jogo, preparo físico ou desentrosamento. Ou uma mistura disso tudo, mas o certo é que ele teve mais uma atuação pífia hoje.

No segundo tempo, Caio Jr ao tirar Éverton e promover a estréia de Fierro deixou o time "torto" pelo lado direito. O time ficou torto, mas melhorou. Pela direita caiam Léo Moura, que fez uma bela partida, Kléberson, Fierro e, em muitos momentos, Marcelinho Paraíba. O lado esquerdo ficou restrito a Juan e subidas esporádicas de Ibson e Angelim. Juan, aliás, fez uma partida fraca ofensivamente, mas fechou bem o lado esquerdo da defesa. O time cresceu com esta mexida e criou várias oportunidades de ampliar o placar, que esbarraram nas péssimas finalizações.

Na segunda metade do segundo tempo em diante o time caiu muito de rendimento. A entrada de Sambueza no lugar de Jaílton além de não trazer a esperada ofensividade, expôs ainda mais a defesa e diminuiu a já "capenga" pegada do meio de campo. O Ipatinga foi pra cima mais na vontade do que na técnica, mas se falta pegada ao Flamengo, falta muito mais criatividade ao time mineiro.

3 pontos a mais na conta, mas a luz amarela segue acessa. Josiel ainda não mostrou a que veio e Juan caiu muito de rendimento após a ida para a Seleção. De pontos positivos ficam a boa partida do Léo Moura e a melhora do nosso sistema defensivo, se bem que não foi muito exigido.

Nenhum comentário: