sábado, 27 de setembro de 2008

Pré-Jogo: Flamengo X Sport



Mais um passo na arrancada! Neste sábado às 18:20h, Flamengo e Sport se enfrentam no Maracanã com objetivos bem distintos. O Flamengo luta por uma vaga na Libertadores e tenta manter acesa a possibilidade de título, sonhando repetir a arrancada impressionante do final do ano passado. Arrancada esta, aliás, que teve como um dos obstáculos o próprio Sport. Sport que empatou no Maracanã no ano passado com um pênalti no final da partida e que este ano só espera ele acabar... já sonhando com a Libertadores 2009.

O Sport tem como destaque o seu sistema defensivo. Quando joga fora de casa, costuma armar um “ferrolho” defensivo, com saídas rápidas em contra-ataques. A equipe atua no sistema 3-5-2, com um meio campo de muita pegada e alas que funcionam como uma válvula de escape, tendo a velocidade como principal característica.

O treinador Nelsinho Baptista deve mandar a campo a seguinte formação:

Magrão; Igor, César e Durval; Carlinhos Bala, Andrade, Kássio, Júnior Maranhão e Dutra; Roger e Enílton.

O goleiro Magrão, que ganhou notoriedade por ter levado o milésimo gol de Romário, atravessa grande fase, fazendo um belo campeonato. O trio de zagueiros é forte fisicamente, mas carece de técnica e velocidade, sendo um dos pontos a serem explorados. Fechando o sistema defensivo estão os dois volantes de contenção: Andrade e Júnior Maranhão. Andrade, com passagens por Santa Cruz e Vasco, tem como principal característica o chute forte, principalmente em cobranças de falta.

Nas alas, estão os rápidos Dutra pela esquerda e o atacante Carlinhos Bala atua pelo lado direito. Bala, aliás, vem desempenhando este papel em várias partidas. É excelente no apoio, mas pela sua origem ofensiva tem dificuldades na marcação e acaba cometendo muitas faltas.

A força ofensiva fica por conta do meia Kássio e da dupla de avantes Enílton e Roger. Roger tem técnica e precisão nos arremates, mas oscila demais durante os jogos. Não consegue manter uma constância nas atuações, o que o impede de demonstrar todo o seu potencial. Já Enílton é o típico "9". Foca suas atuações mais em posicionamento do que em técnica apurada.

Pelo lado rubro-negro carioca, o treinador Caio Jr vai manter o mesmo time pelo terceiro jogo consecutivo e vai a campo com a seguinte formação:

Bruno; Jaílton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Leo Moura, Kleberson, Ibson, Everton e Juan; Marcelinho Paraíba e Josiel.

Caio Jr continua apostando suas fichas em Josiel, apesar das fracas atuações deste contra São Paulo e Ipatinga. Outro que segue com crédito com o treinador é o meia Éverton. Apesar das diversas opções para a meia, o garoto que veio do Paraná segue entre os 11 titulares.

O jogo promete ser bastante truncado pela postura do Sport em jogos fora da Ilha do Retiro e a impaciência da torcida é a aposta dele. Deve iniciar o jogo fechado na defesa e "amarrando" a partida. Por isto, o Flamengo deve ter uma atitude agressiva desde o início do jogo. Juan pela esquerda terá que tomar precauções extras pelos avanços de Bala, mas terá pela frente um marcador sem “pedigree”. Nelsinho deve, provavelmente, deslocar um volante para auxiliar Bala em suas atividades defensivas e isto pode abrir espaços para Éverton e Paraíba.

VAMOS FLAMENGO! Rumo ao topo!

Nenhum comentário: