domingo, 14 de setembro de 2008

O Jogo: São Paulo 2 X 0 Flamengo



O jogo, que marcaria o início da arrancada e cercado de euforia pela divulgada "invasão", acabou sendo um "balde de água fria". Foi mais uma derrota em mais uma "final" deste Brasileirão. Neste campeonato só conseguimos vencer o Grêmio entre os times que ocupam a parte de cima da tabela. E estamos numa fase em que não basta vencer os jogos, mas temos que vencer e tirar pontos (ou torcer contra) os adversários melhores posicionados. E não é perdendo as "finais" que isto vai acontecer...

O São Paulo foi superior tanto técnica, quanto taticamente. Rogério Ceni, os três zagueiros e, especialmente, Zé Luís estavam numa tarde muito inspirada. Além disso, o "teste de fogo" para este esquema sem volantes de contenção expôs as deficiências, que ficaram obscuras pela fragilidade do Figueirense.

O lado esquerdo defensivo foi o "calcanhar de Aquiles" do Flamengo. O São Paulo se fechava e saía como muita velocidade. Quanto atacado, Rodrigo/Zé Luís/Hernanes fechavam por ali e Juan/Éverton batiam nesta parede. Quando atacando, Hernanes e Zé Luis avançavam e Juan não retornava na marcação com a mesma velocidade. Com isso, Ibson tinha que fazer a marcação em Hernanes, Juan ficava sem cobertura, já que este deveria fazê-la, e o Zé Luis deitou e rolou. Assim, criou-se uma "avenida" por aquele setor, de onde saíram os dois gols tricolores.

Outro fator preponderante para o resultado foi o nosso estreante do dia: Josiel. Até iniciou bem a partida, mas estava visivelmente sem ritmo de jogo e desentrosado, sendo facilmente dominado pela trinca de zagueiros adversária. Aliás, esta parada para os jogos da Seleção parecem ter afetado todo o entrosamento ofensivo do Flamengo. Impressionou (negativamente) a quantidade de passes errados! Parecia que nunca tinham jogado juntos e não somente o nosso novo "9".

Jaílton já é consenso entre a torcida, mas parece que só o Caio Jr não enxerga suas falhas. Hoje podemos adicionar mais dois lances para sua coleção: os dois gols tricolores. No primeiro, ele e Fábio Luciano abdicam da marcação de André Lima e Dagoberto, respectivamente. No segundo, ele estava na marcação do Hugo, estava... Já passou da hora de colocarmos um zagueiro para atuar com zagueiro. As improvisações foram a favor do São Paulo hoje: o lateral "improvisado" Zé Luís e o zagueiro "improvisado" Jaílton.

Ainda bem que o Goiás ajudou no sábado, com a "surpreendente" vitória sobre o líder Grêmio, mas o título está ficando cada vez mais distante. Tão distante que talvez só alcancemos ele em dezembro... do ano que vem.

Nenhum comentário: