sábado, 4 de outubro de 2008

Pré-Jogo: Náutico X Flamengo



Um Hexa no caminho do Hexa!

Neste sábado de rodada pré-eleições o Flamengo terá pela frente na sua luta pelo hexacampeonato o único time hexacampeão pernambucano da história. "Hexa é luxo!" dizem os torcedores do Timbu e sonham os rubro-negros.

O Náutico, que vem de um empate contra o "novo" líder Palmeiras nos Aflitos, entra em campo pressionado pela tabela. Apenas 3 pontos o separam da zona de descenso e tem enfrentado um sequência dura de jogos (Palmeiras (C), Flamengo (C), São Paulo (F) e Sport (F)).

O técnico Roberto Fernandes deve mandar a campo a seguinte formação:

Eduardo; Everaldo, Vágner Silva e Adriano; Ruy, Hamilton, Derley, Paulo Santos e Alessandro; Kuki e Clodoaldo.

O alvi-rubro pernambucano atua no esquema 3-5-2 e tem como principal destaque o poder de marcação. Roberto Fernandes implantou um sistema com ênfase na marcação e saídas rápidas pelas alas, com os dois "carequinhas" Ruy pela direita e Alessandro pela esquerda.

Como destaques individuais podemos destacar o goleiro Eduardo, o ala direito Ruy "Cabeção" e o atacante Kuki.

O goleiro Eduardo é o ponto forte da defesa e transmite bastante segurança aos companheiros. Tem um histórico de confusões do tempo em que atuava pelo Atlético-MG, mas nos últimos tempos a experiência parece ter feito bem ao temperamento explosivo dele.

O ala direito Ruy é a principal arma ofensiva. Um dos melhores laterais direito do campeonato (1o. colocado no Bola de Prata da Placar para a posição), tem liberdade para chegar ao ataque, sendo coberto por um dos volantes. Atua com um estilo parecido ao Juan do Flamengo, com subidas constantes, alternância de lado e pouco cuidado defensivo.

O atacante Kuki é o ídolo. Maior artilheiro dos últimos anos, é idolatrado pela torcida e a referência no ataque do Náutico. É rápido e tem boa finalização. Mas tem um porte físico pequeno e uma idade avançada.

Pelo lado rubro-negro, o treinador Caio Jr resolveu mexer no time após a dramática vitória contra o Sport. Motivado pela contusão do Éverton e pelas péssimas atuações de Josiel, Toró e Vandinho entram no time. Ele deve mandar a campo a seguinte formação:

Bruno; Jaílton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Ibson, Toró, Kléberson e Juan; Marcelinho Paraíba e Vandinho.

A entrada de Toró me parece acertada. O time ganha pegada no meio com um jogador que efetivamente marca, ao invés dos "cercadores" Ibson e Kléberson. Isto libera os dois últimos a subirem com mais frequência ao ataque, ocupando uma "zona morta" do esquema antigo. Outro benefício fica pelas laterais. Juan e Léo Moura ganham esta proteção "extra".

A outra mudança também parece acertada pelos dois jogadores, o que sai e o que entra. Josiel (o que sai) não conseguiu mostrar o futebol de artilheiro do Brasileiro que o consagrou e a pressão aumentava de forma exponencial a cada erro. Já Vandinho (o que entra) é um predestinado. Fez o segundo gol dele com a camisa rubro-negra e pela segunda vez entrando no decorrer da partida. Merece esta chance e espero que tenha uma sequência de jogos para mostrar seu valor e gols (já fez 29 gols este ano).

VAMOS FLAMENGO!

Nenhum comentário: