domingo, 17 de agosto de 2008

O Jogo: Santos 2 X 2 Flamengo



Estréia apagada! Revelação machucada!

Marcelinho Paraíba jogou os 90 minutos, mas teve uma atuação fraca. Sem chutes a gol e arrancadas, se limitou a tocar a bola. Já a revelação santista Maikon Leite vinha fazendo um bom jogo, com muita movimentação, mas teve uma lesão no joelho e deve ficar um bom tempo parado. Desta vez a cena forte da contusão não foi do lado rubro-negro...

O Flamengo iniciou o primeiro tempo e a anunciada colocação do Léo Moura no meio não foi concretizada. Ele atuou na lateral e Toró pelo meio. Toró ficou na marcação individual em Kléber e Léo Moura, na lateral, subia pouco ao ataque (pelo posicionamento santista). Ibson e Cristian ficaram na cabeça da área, com o primeiro jogando bem mais recuado do que em outros jogos. Faltou o homem de armação! Mas... este não seria o Léo Moura?

Pela esquerda, Eltinho estava visivelmente sem ritmo de jogo e errou muitos passes, sendo discreto no apoio. E estas deficiências do Eltinho parecem ter afetado o Ronaldo Angelim, que teve que fazer a cobertura dele e atuou praticamente como um segundo lateral esquerdo. Isto prejudicou todo posicionamento defensivo, já que em muitos momentos existia um buraco pelo lado esquerdo (vide 1o. gol).

O técnico santista também surpreendeu armando um forte lado esquerdo, com Carleto de lateral e Michael e Kléber encostando por ali. Isto inviabilizava os apoios de Léo Moura e por ali surgiam as principais jogadas santistas, sempre buscando Kléber Pereira na área. O Santos dominou e poderia ter saído com uma bela vantagem na primeira etapa.

No segundo tempo, Caio Jr colocou Léo Moura no meio efetivamente com a entrada de Luizinho. Angelin passou a atuar como lateral pela esquerda e Luizinho pela direita. Com tantas improvisações, o gol saiu num lance em que um zagueiro atuava de lateral (Angelim) e um volante de zagueiro (Jaílton). Santos virou o jogo e recuou demais.

E o Flamengo, curiosamente, melhorou quando ficou com um a menos. Após a expulsão de Cristian, Luizinho passou a jogar pela lateral esquerda e Léo Moura pela direita. Jailton na cabeça de área e Ibson e Erick Flores como armadores. Desta aproximação de Ibson e Erick que surgiu o lance do pênalti.

O time jogou mal e as variações táticas confundiram os jogadores. Se fosse um jogo contra um time melhor tecnicamente ou até em melhor fase (o primeiro gol desviou em dois jogadores) o resultado poderia ter sido outro.

Nenhum comentário: