sábado, 23 de agosto de 2008

Pré-Jogo: Internacional X Flamengo



Correndo atrás do tempo perdido! Internacional e Flamengo buscam o resultado positivo este domingo no Beira-Rio para deslanchar, no caso colorado, ou voltar a deslanchar, no caso rubro-negro.

O Internacional fez grandes contratações nesta janela de transferência, como Daniel Carvalho, Rosinei e D'Alessandro, mas sofre com uma inconstância impressionante. Ser goleado pelo Vasco e golear o Palmeiras na rodada seguinte é o retrato do Internacional neste campeonato. Apontado como favorito no início do campeonato, não manteve esta condição pelos resultados irregulares. Tem bela campanha em casa (7V 2E 1D), mas perde quase todos os jogos fora (1V 3E 7D).

Após o bom resultado contra o Palmeiras, o Internacional deve manter a seguinte formação:

Clemer; Índio, Bolívar e Marcão; Rosinei, Magrão, Guinazu, D´Alessandro, Alex e Gustavo Nery; Nilmar.

A defesa colorada conta com o irregular goleiro Clemer e com três zagueiros fortes fisicamente. Clemer atravessa um momento de contestação e o time contratou Lauro (ex-Ponte Preta), que estava encostado no Cruzeiro, para substituir Renan da Seleção Olímpica (vendido para o Valência) e brigar por posição. Índio é muito bom na bola aérea, tanto defensivamente, quanto ofensivamente (fez dois gols contra o Palmeiras). Marcão, lateral esquerdo de origem, atua como zagueiro pela esquerda e arrisca poucas subidas ao ataque, auxiliando Gustavo Nery.

O meio campo é sem dúvidas o setor mais forte colorado. Rosinei e Gustavo Nery atuam pelas alas, com o primeiro improvisado pela direita. O time joga "torto" pelo lado esquerdo com a dupla Nery/Alex. Guinazu é o marcador deste meio campo. Marca muito e faz faltas na mesma proporção. Magrão atua como segundo volante pela direita, com subidas ao ataque, auxiliando Rosinei. Alex e D'Alessandro são o talento do meio. Mas o primeiro voltou de lesão no jogo passado (e fez um golaço) e o segundo ainda está buscando entrosamento.

Os dois têm o papel de encostar no único atacante Nilmar. Alex é o homem das bolas paradas, sendo um exímio cobrador de faltas. Nilmar é o único atacante colorado, mas está em boa fase e uma constante correria na frente. A aproximação dos meias é fundamental para sua atuação. Alex joga quase como segundo atacante, pela liberdade que possui de criar.

O Inter é um time forte tecnicamente, mas ainda em busca de entrosamento pelas várias contratações. É um time em formação e instável. Os chutes de longa distância e as bolas paradas são suas principais armas.

O Flamengo vem de vitória contra o também gaúcho Grêmio e, como o Inter, deve manter a formação:

Bruno; Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton, Airton, Ibson e Kleberson; Marcelinho Paraíba e Maxi.

A força das laterais pode prevalecer mais uma vez. Principalmente se contarmos que enfrentaremos uma ala improvisado (Rosinei) e um lateral que ficou muito tempo parado (Gustavo Nery). Juan, motivado pela convocação para a Seleção, deve ter a liberdade habitual. Já Léo Moura deve ter mais trabalho, por enfrentar o "lado forte" colorado.

Jailton deve cair pela direita, cobrindo Léo Moura, e atuando como um terceiro zagueiro em muitos momentos. Angelim deve cobrir defensivamente o lado esquerdo, marcando Nilmar, que deve cair muito nas costas do Juan. Airton deve fazer uma marcação especial em Alex, com Ibson em D'Alessandro.

Maxi e Paraíba podem aproveitar suas principais características: a velocidade. A zaga colorada é alta, mas um pouco lenta. Bolas aéreas só em bolas paradas, com a subida dos zagueiros FL e Angelim.

O histórico recente no Beira-Rio não é favorável, mas pela diferença das laterais dos dois times um resultado positivo não seria nenhum absurdo. A formação do Flamengo é muito boa para contra ataques pela velocidade das principais armas ofensivas Juan/Maxi/Paraíba.

VAMOS FLAMENGO!

Curiosidades:

Último jogo no Beira-Rio:

Flamengo 0x3 Internacional (RS)
Campeonato Brasileiro
08/09/2007 - Estadio Beira Rio (Porto Alegre - RS)
Time: Bruno, Leonardo Moura, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Romulo, Léo Medeiros, Ibson (Toró), Roger (Jailton), Renato Augusto (Obina), Souza. Técnico : Joel Santana



Última vitória do Flamengo no Beira-Rio:

Flamengo 3 x 1 Internacional (RS)
Campeonato Brasileiro
11/08/2002 - Estadio: Beira Rio - Porto Alegre - RS
Time: Júlio Cesar, Alessandro, Valdson(André Bahia), Fernando, Athirson, Jorginho, Felipe Melo, André Gomes, Hugo, Liédson(Zé Carlos) e Andrezinho.
Gols: Liédson(2) e Felipe Melo.

Nenhum comentário: