quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Pré-Jogo: Flamengo X Grêmio



Líder e com 5 pontos a frente do segundo colocado! Que saudades destes tempos, mas quem desfruta desta condição agora é o Grêmio. Adversário de quinta feira no Maracanã. Enfrentar o líder disparado, invicto há vários jogos e com um grande sistema defensivo... Já vi esse filme no ano passado. E o final foi feliz.

As comparações entre o ex-líder Flamengo e o atual líder Grêmio são inevitáveis. Ambos dispararam e pareciam inalcançáveis. O Grêmio mantém esta condição, por enquanto, e deve ir a campo com a seguinte formação:

Victor; Jean, Pereira e Réver; Souza, Rafael Carioca, Willian Magrão, Tcheco e Anderson Pico; Perea e Marcel.

Celso Roth não poderá contar com o zagueiro Léo e o lateral Paulo Sérgio. Como substitutos devem entrar o zagueiro Jean e o ala Souza, ex-São Paulo.

A força do Grêmio está no seu setor defensivo. É um time muito parecido neste aspecto com o São Paulo campeão Brasileiro do ano passado. É um time igualmente forte no jogo aéreo, mas conta com um ataque mais incisivo.

O goleiro Victor vem fazendo um belo campeonato, tendo a melhor média da Bola de Prata da revista Placar até o momento. Pereira, que era muito questionado, vem fazendo um belo campeonato atuando como líbero no sistema com 3 zagueiros. Léo, que joga pela direita na defesa, será um grande desfalque, já que seu substituto Jean não tem a mesma qualidade técnica e nem sobe ao ataque como elemento surpresa.

O duelo pelas laterais também promete nesta partida. Souza e Juan farão um duelo extremamente ofensivo, já que ambos tem como maior força o apoio ao ataque. Em compensação, devem deixar muitos buracos nas suas costas. Já pelo outro, Anderson Pico e Léo Moura, fazem um duelo mais equilibrado entre defesa e ataque.

As coincidências com o São Paulo de 2007 não se resumem à defesa. No meio a dupla de volantes gremistas Rafael Carioca e Willian Magrão lembram Hernanes e Richarlyson, sendo bons marcadores, mas com boa técnica e constantes subidas ao ataque. Tcheco é o homem das bolas paradas e é quem cadência as jogadas de meio.

No ataque, o colombiano Perea é muito rápido e tem uma movimentação constante. Atua como segundo atacante, mas tem um bom poder de finalização. Marcel é o típico centro-avante trombador. Bom no jogo aéreo, mas um pouco lento.

O Flamengo deve ir a campo com a seguinte formação:

Bruno; Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Aírton, Ibson e Kleberson; Maxi e Marcelinho Paraíba

O grande destaque fica pela volta de Juan ao time, mas a presença de Kléberson também representa um "reforço" extra. Presença de Kléberson pode fechar uma lacuna existente no meio campo flamenguista. Ele pode atuar como o homem de ligação, se aproximando dos atacantes.

O ataque, aliás, é o que mais preocupa nesta formação. É uma formação voltada ao contra-ataque, com dois jogadores rápidos na frente, mas sem nenhum homem de referência na área. Esta postura, aliada a um time cauteloso do Grêmio, pode tornar o jogo "amarrado" no meio. Além disso, este esquema exige uma grande aproximação dos meias. Pela falta de referência na área, a presença de "homens-surpresa" é fundamental.

A fase do Grêmio é muito superior, mas tecnicamente os times se equivalem. O segredo está nas laterais!! VAMOS COMER PELAS BEIRADAS!! VAMOS FLAMENGO!

Curiosidades:

Último jogo no Maracanã:

Flamengo 2x0 Gremio (RS)
Campeonato Brasileiro
21/10/2007 - Estádio Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Leonardo Moura, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim, Egidio, Jailton, Cristian (Léo Medeiros), Ibson, Toró, Maxi (Renato Augusto), Souza (Obina).
Técnico: Joel Santana.
Gols: Souza, Ibson.



Nenhum comentário: