sábado, 2 de agosto de 2008

Pré-jogo: Flamengo X Cruzeiro



Mais uma final! O clássico de domingo no Maracanã é mais uma das "finais" neste campeonato de pontos corridos. E ganhou contornos dramáticos pela campanha pífia do Flamengo nos últimos jogos. Por enquanto, o Flamengo não tem ido muito bem nestas "decisões": 1 vitória (Internacional), 1 empate (Grêmio) e 2 derrotas (São Paulo e Palmeiras). Será que o "fator Caio Jr" (http://ideiadojapa.blogspot.com/2008/07/o-fator-caio-jr.html) não é mera coincidência??

O técnico Adílson Batista não poderá contar com os volantes Fabrício (machucado) e Ramirez (seleção olímpica). Com isso, deverá mandar a campo o time com a seguinte escalação:

Fábio; Marquinhos Paraná, Thiago Heleno, Espinoza e Jadílson; Elicarlos, Charles, Henrique e Wagner; Guilherme e Rômulo.

O Cruzeiro conta com uma boa defesa, começando pelo bom goleiro Fábio. A dupla de zaga é alta e forte no jogo aéreo, tanto defensivo quanto ofensivo. Mas é um pouco lenta e Espinoza arrisca demais em certas saídas de bola, por superestimar sua categoria.

Os laterais tem características parecidas com os palmeirenses. Jadílson avança muito pela esquerda assim como Leandro, tendo carências defensivas, mas ótimo apoio. E Marquinhos Paraná guarda posição na defesa com raras subidas ao ataque, como Élder Granja.

O meio campo de destaca pela falta de um jogador com papel exclusivo de marcação. Mesmo Elicarlos, que atuará como primeiro volante, tem uma boa técnica e saída de jogo. Todos os jogadores do meio marcam (Wagner com menos intensidade) e atacam com competência. Subidas "surpresas" de volantes como no gol do palmeirense Sandro Silva devem ser uma constante neste jogo com o Cruzeiro.

O ataque tem a categoria e precisão de Guilherme e a força e presença de área de Rômulo. Guilherme é baixo, mas muito veloz e assim como Wagner deve criar as principais jogadas ofensivas. Sai bastante da área e tem um bom chute de média distância. Já Rômulo é o típico centro-avante trombador. Forte no jogo aéreo, ele deve jogar enfiado entre os zagueiros.

O Flamengo não poderá contar com Kléberson , Angelim (machucados) e Dininho (suspenso), mas poderá promover a estréia do recém contratado Vandinho, o "artilheiro do Brasil".

As notícias me deixaram bastante preocupado pela provável escalação do Flamengo. Caio Jr pretende escalar um time com 5 volantes (tirando Tardelli e colocando Airton em seu lugar)?!?! Provavelmente ele deve estar pensando em utilizar esta formação para liberar Léo Moura e Juan e ter uma boa cobertura nas suas costas, já que Wagner e Guilherme devem cair por ali. Mas este excesso de volantes vai podar ainda mais a criatividade de um time já tão carente neste aspecto. Defensivamente o sistema pode funcionar, mas ofensivamente quem vai municiar o isolado Obina no ataque? Quem vai fazer a aproximação com os laterais/alas? Este sistema não me agrada e a paciência da torcida já está curta...

Para este jogo, a melhor formação seria:

Bruno; Léo Moura, Fábio Luciano, Thiago Salles e Juan; Jaílton, Ibson, Cristian e Tardelli; Maxi e Obina.

Tardelli teria a função de quarto homem de meio campo, inclusive com funções de marcação a um dos volantes. Ele atuaria nesta faixa pela completa falta de opções. Erick Flores poderia atuar, mas parece muito inexperiente para ter a condição de titular do time (além de não ter feito grandes atuações).

Ibson atuaria mais recuado (na sua posição de origem), caindo pelo lado direito. Desempenharia papel similar ao executado por ele no time de 2004.

Léo Moura guardaria mais posição na defesa, sendo auxiliado por Jaílton no combate à principal arma cruzeirense: Jadílson.

Juan teria mais liberdade pela esquerda, sendo coberto por Cristian.

Maxi cairia pela ponta direita, aproveitando-se dos constantes avanços de Jadílson.

O sonho do Hexa continua, afinal... o BRASILEIRO É OBRIGAÇÃO!

Curiosidades:

Último jogo no Maracanã:

Flamengo 3x1 Cruzeiro (MG)
Campeonato Brasileiro
12/09/2007 - Estadio Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Leonardo Moura, Fabio Luciano (Thiago Sales), Ronaldo Angelim, Juan, Romulo, Jailton, Cristian, Toró (Obina), Renato Augusto (Léo Medeiros), Souza. Técnico : Joel Santana.
Gols: Leonardo Moura, Souza, Obina.



Fonte:

http://www.flaestatistica.com

Nenhum comentário: