terça-feira, 5 de agosto de 2008

Pré-Jogo: Goiás X Flamengo



Hora de juntar os cacos! Desta forma que o goleiro Bruno definiu o atual momento rubro-negro. E é isto mesmo! É hora de acordar que o sonho do hexa ainda resiste!! Mas, adianta explodir o time???

O Goiás vem de uma empolgante goleada sobre a Lusa no Serra Dourada. O time teve um início turbulento no campeonato, mas parece ter encontrado a direção. As chegadas de Iarley e a volta de Romerito deram mais opções a um time que se limitava a Paulo Baier.

Hélio dos Anjos escala o Goiás no esquema 3-6-1, com a seguinte formação:

Harlei; Rafael Marques, Henrique e João Paulo; Vitor, Ramalho, Fernando, Paulo Baier, Romerito e Julio Cesar; Iarley

Iarley atua sempre com bastante movimentação na frente e embora pareça solitário na frente, sempre conta com as aproximações de Paulo Baier e Romerito. Iarley tem bastante liberdade e atua pelos dois lados do campo, aproveitando-se de espaços deixados pelos laterais adversários.

Romerito é o outro diferencial do Goiás. Fez uma bela campanha na Copa do Brasil pelo campeão Sport e manteve o alto padrão na volta à Goiânia. Bom no jogo aéreo, atua como meia, mas freqüentemente chega na área adversária.

Paulo Baier não vive seus melhores momentos, mas é sempre uma referência em se tratando do time esmeraldino. É o homem das bolas paradas, com rara precisão nas cobranças de faltas.

Os 3 zagueiros aliados aos 2 volantes de conteção (Ramalho e Fernando, o irmão do Carlos Alberto) garantem a consistência defensiva. E este posicionamento libera os dois laterais/alas para atacarem sem grandes preocupações defensivas. Vitor, o lateral direito, é muito bom no apoio e chuta bem de fora da área. Julio Cesar, que teve uma rápida passagem pelo Flamengo, vem de uma bela exibição, onde fez dois gols.

Caio Jr não contará com Tardelli, Angelim e Kléberson machucados. Esta "fuga" do Rio veio em boa hora e o time pode ter mais tranqüilidade durante a partida. Ele deve escalar o time com a seguinte formação:

Bruno; Leo Moura, Fábio Luciano, Dininho e Juan; Jaílton, Cristian, Toró e Ibson; Obina e Vandinho

Desta vez o time deve realmente jogar no 4-4-2, sem improvisção de Jailton na zaga pela direita. E um ponto favorável é o bom momento goiano, que deve jogar ofensivamente e isto é positivo para o esquema do Flamengo. A possibilidade de não enfrentar uma retranca melhora a perspectiva do nosso "fraco" meio campo de criação.

No ataque, Obina terá a companhia do "artilheiro do Brasil" Vandinho. Isto melhora a condição do ataque, que poderá segurar mais a bola aguardando a chegada dos "meias". O "deserto" que existe entre o meio e o ataque faz com que os atacantes tenham que atuar desta forma. Isto se deve ao fato dos nossos meias serem volantes e, portanto, atuam de uma forma mais recuada.

Uma alteração que melhoraria a parte criativa do time seria a "improvisação" de Juan na meia esquerda, entrando Egídio no lugar de Cristian para lateral esquerda. Com isso, Juan teria total liberdade e não teria preocupações defensivas. Além de ser atualmente o melhor jogador do time. Esta "liberdade" ajudaria a confundir a marcação já que ele poderia atuar pelos dois lados do campo. Uma função similar à que ele realiza no esquema de "emergência", que o time usou em diversos jogos.

A vitória é possível e necessária. Vamos reverter esta péssima fase!! VAMOS FLAMENGO!!

Nenhum comentário: