quinta-feira, 3 de julho de 2008

O fator Caio Jr


O perfil do Caio Jr revela um profissional extremamente estudioso, que se preparou para ocupar o cargo de treinador. Aliado a isso pode-se considerar outras características como justiça nas atitudes, correção no trato com os jogadores e um "carisma" com a imprensa. Esta última característica se revela na pouca quantidade de críticas que recebeu nos recentes trabalhos.

As características dele são muito semelhantes às do Cuca de uma certa maneira. Ambos aparentam ter sempre o time na mão, doação incondicional e uma boa relação com imprensa/torcida. Mas também revela uma triste constatação: falta de títulos importantes e fama de "amarelar" em decisões. E neste ponto que está minha preocupação.

"Amarelar" não necessariamente tem uma relação direta com mata-matas. Uma decisão pode ser um jogo-chave contra adversários diretos num torneio de pontos corridos ou o último jogo valendo a classificação numa fase de grupos. Ou seja, pode-se considerar uma decisão qualquer jogo com expectativa e envolvimento de torcida/imprensa/time.

Segue uma breve retrospectiva da carreira do Caio Jr:

* 2005 - Cianorte-PR
Após ganhar de 3X0 do Corinthians na partida de ida pela Copa do Brasil, foi derrotado por 5X1 na partida de volta e acabou eliminado.

* 2006 - Paraná
Embora tenha classificado o Paraná para a Libertadores, só não perdeu a vaga porque o Vasco não conseguiu vencer o Figueirense em Santa Catarina. O Paraná empatou em casa com o já campeão São Paulo.

* 2007 - Palmeiras
Eliminado do Campeonato Paulista após empatar com o Guaratinguetá em pleno Parque Antarctica pela penúltima rodada na primeira fase.
Eliminado pelo Ipatinga em pleno Parque Antarctica na Copa do Brasil.
Aproveitamento de apenas 3 pontos nos últimos cinco jogos do Campeonato Brasileiro e conseqüente não classificação para a Libertadores. Incluindo uma derrota em casa para o Atlético-MG na última rodada, que classificaria o time.

* 2008 - Goiás
Após ganhar de 3X1 do Corinthians (de novo!) na partida de ida pela Copa do Brasil, foi derrotado por 4X0 na partida de volta e acabou eliminado.
Derrotado pelo Itumbiara nos dois jogos finais do Campeonato Goiano.

Espero que, com a ajuda da mística rubro-negra e com o apoio da torcida, ele reverta este quadro negativo neste Campeonato Brasileiro. Mas na primeira “decisão” contra o São Paulo, Caio Jr já deu vestígios que não está totalmente curado desse problema. É torcer e confiar!

Nenhum comentário: