segunda-feira, 28 de julho de 2008

Pré-jogo: Palmeiras X Flamengo

Se podemos considerar que existem finais em campeonatos de pontos corridos, a partida de quarta-feira no Parque Antarctica é um desses jogos. É a hora da verdade para o Flamengo de Caio Jr. Vai pro título ou brigar pela Sulamericana?

O Flamengo pode terminar a 16a. rodada no céu com a retomada da 1a. colocação ou no inferno com a trágica 6a. posição. A tabela não ajuda e os últimos resultados não animam, mas... VAMOS FLAMENGO!!!

Para o jogo contra o Flamengo, Luxemburgo contará com a volta de Valdívia e Léo Lima, mas não poderá utilizar os zagueiros Maurício (suspenso) e David (machucado). Martinez, Pierre e Gustavo também podem retornar, mas não estão confirmados.

A defesa palmeirense é o seu principal problema. Desde a saída de Henrique e a contusão de David, antigos titulares, o setor defensivo ainda não se acertou. A zaga joga a pouco tempo junta e mostra claros sinais de desentrosamento. Luxemburgo utilizou o sistema com 3 zagueiros no jogo contra o Grêmio, usando Maurício, Jeci e Gladstone. Mas para o jogo contra o Flamengo ele deve retornar ao tradicional 4-4-2.

Nas laterais, Leandro, pela esquerda, apóia muito ao ataque, mas tem deficiências na marcação. Já Élder Granja, pela direita, é o oposto: apóia pouco, mas é muito bom defensivamente.

Pierre é um jogador chave no Palmeiras e seu desfalque sempre é muito sentido. Ele dá a consistência defensiva ao meio e equilibra um time ofensivo por vocação. Sem ele, o meio de campo perde muito poder de marcação.

O "mago" Valdívia caiu muito de rendimento em relação ao campeonato paulista, mas segue sendo a principal referência criativa do meio campo palmeirense. Boatos sobre propostas milionárias "pipocam" no Palestra a todo instante e parece prejudicá-lo a manter o foco.

O ataque é muito bom. Kléber é rápido e tem boa finalização, mas costuma bater com a mesma "categoria". É o jogador mais indisciplinado do Brasileiro e já foi expulso 3 vezes. Alex Mineiro mostra o oportunismo de sempre, não à toa é o artilheiro do campeonato.

O Palmeiras deve atuar com a seguinte formação:

Marcos; Élder Granja, Jeci, Gladstone e Leandro; Sandro Silva, Léo Lima, Diego Souza e Valdívia; Kléber e Alex Mineiro.

O jogo promete ser ofensivo e aberto. E isso é bom para o Flamengo, desde que Caio Jr não escale tão ofensivo quanto no jogo contra a Lusa.

O Flamengo deve atuar com a seguinte formação:

Bruno; Jailton, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim; Léo Moura, Jônatas, Ibson, Cristian e Juan; Tardelli e Obina.

As laterais prometem um belo duelo. E o jogo deve ser torto pela esquerda dos dois times (laterais mais ofensivos). Léo Moura deve ficar mais na defesa segurando os avanços do Leandro e Élder Granja deve fazer o mesmo papel pelo lado alvi-verde.

Tardelli deverá explorar as subidas de Leandro pela esquerda, mas Kléber também deve cair nas costas de Juan.

O jogo promete muita igualdade, tanto técnica, quanto tática. Mas promete ser um jogo aberto e com diversas possibilidades. O que pesa a favor do Palmeiras é o poderio ofensivo do seu ataque, que é mais efetivo que o do Flamengo. Mas acredito em igualdade de condições e que qualquer resultado será normal.

Curiosidades:

Último jogo no Parque Antarctica:

Flamengo 1x2 Palmeiras (SP)
Campeonato Brasileiro
19/08/2007 - Estadio Parque Antarctica (SP)
Time: Bruno, Luizinho, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim, Egidio, Romulo, Cristian, Ibson, Léo Lima (Obina), Maxi Biancucchi, Paulo Sergio (Toró). Tecnico : Joel Santana.
Gol: Paulo Sergio.



Última vitória no Parque Antarctica:

Flamengo 1x0 Palmeiras (SP)
Campeonato Brasileiro
03/11/2005 - Estadio Parque Antarctica (SP)
Time: Diego; Leonardo Moura, Renato Silva, Rodrigo Antonio, André Santos; Jônatas, Júnior, Diego Souza (Fellype Gabriel), Renato; Josafá (Fabiano),Ramirez (Souza).
Gol: Ramirez.

Fonte:
http://www.flaestatistica.com/

2 comentários:

Unknown disse...

Que belezaaa!
Fato esquecido pelo meu caro colega Marcus é que o Palmeiras joga em casa e com total apoio de sua TORCIDA. Apesar de toda a grandeza da massa rubro-negra, a torcida flamenguista será a minoria.
Luxemburgo conta ainda com sua invencibilidade no Palestra.

"Vamo ganha Porco!"...

Marcus Kimura disse...

Fiz um análise técnica e tática, desconsiderando fatores extra-campo (torcida, tabus, etc). Mas independente do mando de campo o jogo vai ser muito equilibrado. No Maraca também seria..