sábado, 26 de julho de 2008

Pré-jogo: Flamengo X Botafogo

Impressionante o dinamismo do futebol... Quem diria 3 rodadas atrás que Botafogo e Flamengo chegariam em igualdades de condições no clássico do próximo domingo no Maracanã. O Botafogo vem numa crescente após a chegada de Ney Franco, enquanto o Flamengo, ex-líder, vem atravessando uma fase turbulenta.

Na última rodada o Botafogo alcançou uma grande vitória (4X0) sobre o Atlético-MG e atuou com a seguinte formação:

Castillo; Renato Silva, Andre Luis e Triguinho; Thiaguinho, Túlio, Lúcio Flávio, Diguinho e Zé Carlos; Carlos Alberto e Wellington Paulista.

O Botafogo manteve a base vice-campeã estadual e trouxe alguns reforços importantes como o meia Carlos Alberto, que estava no São Paulo, e o atacante Gil, que estava no Inter. Isto fez com que o elenco do Botafogo tivesse um acréscimo de qualidade e um dos maiores problemas nos últimos tempos fosse parcialmente sanado: a falta de opções no banco de reservas. Hoje, Ney Franco pode contar com jogadores como Leandro Guerreiro, Jorge Henrique e o próprio Gil como opções no banco de suplentes.

O time parece ter voltado ao caminho do bom futebol (apresentado no estadual), após uma ressaca pós-Cuca. A formação tática é basicamente a mesma: 3-5-2. O jogo pelas laterais com Alessandro pela direita e Zé Carlos pela esquerda continua sendo a principal arma ofensiva. Além da conhecida precisão de Lúcio Flávio nas bolas paradas.

O goleiro Castillo se destaca mais pelas provocações, do que pelas defesas, mas não compromete. A zaga se destaca pela força física e pouca técnica (com exceção de Triguinho, lateral de origem). Triguinho, aliás, desempenha um papel parecido com do Angelim na zaga do Flamengo, subindo como um legítimo lateral esporadicamente.

Os volantes de contenção, Túlio e Diguinho, fazem a cobertura dos alas e raramente sobem ao ataque.

No ataque, Wellington Paulista voltou a marcar após longa estiagem, mas ainda está muito distante da forma apresentada no estadual. E Carlos Alberto é instável. Pode fazer grande partida ou ser expulso no primeiro tempo. Mas parece que os ares do Rio fazem bem ao rapaz.

O Botafogo deve ir a campo com a seguinte formação:

Castillo; Renato Silva, Andre Luis e Triguinho; Alessandro, Túlio, Lúcio Flávio, Diguinho e Zé Carlos; Carlos Alberto e Wellington Paulista.

Já o Flamengo deve atuar com a seguinte formação:

Diego; Jailton, Fábio Luciano e Angelim; Léo Moura, Jônatas, Ibson, Cristian e Juan; Souza e Obina.

Um grande motivo de preocupação é a ausência do goleiro titular Bruno. Diego não passa segurança e tem uma deficiência muito grande em cobranças de faltas. Este último aspecto é particularmente alarmante, quando o adversário conta com Lúcio Flávio e Zé Carlos.

As entradas de Jônatas e Obina devem acontecer pela expulsão do Tardelli e atuação irregular do Éder.

Esta formação é mais prudente e equilibrada do que a apresentada no jogo contra a Lusa e acredito que possa render bons frutos.
Os pricipais duelos do jogo acontecerão nas laterais com Juan X Alessandro e Léo Moura X Zé Carlos. Por isto é fundamental a manutenção do Jailton como terceiro zagueiro pelo lado direito (para liberar o Léo Moura) e a entrada do Jônatas no meio, para evitar os buracos na cabeça de área.

A formação ofensiva com as "duas torres" é uma aposta que acho válida. Souza não atua enfiado entre os zagueiros e sempre cai pelo lado esquerdo. Então, nada mais coerente do que colocar alguém enfiado na área (Obina, neste caso).

Vamos pra vitória, torcendo por um empate no Sul!!

Curiosidades:

Último jogo:

Flamengo 3x1 Botafogo (RJ)
Campeonato Estadual (Decisão - 2º Jogo)
04/05/2008 - Estadio Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Leonardo Moura, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Cristian (Obina), Jailton, Ibson (Diego Tardelli), Toró, Marcinho (Kleberson), Souza. Técnico: Joel Santana.
Gols: Obina (2), Diego Tardelli.



Último jogo em Campeonatos Brasileiros:

Flamengo 1x1 Botafogo (RJ)
Campeonato Brasileiro
29/08/2007 - Estadio Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Leonardo Moura, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Romulo, Cristian, Ibson, Toró (Obina), Renato Augusto (Paulo Sergio), Souza (Rodrigo Antonio). Técnico : Joel Santana.
Gol: Juan.



Fonte: http://www.flaestatistica.com

Nenhum comentário: