sexta-feira, 18 de julho de 2008

Pré-jogo: Flamengo X Vitória

O Vitória atuou no jogo contra o São Paulo no esquema 4-5-1 com a seguinte formação:

Viáfara; Marco Aurélio, Anderson Martins, Thiago Gomes e Daniel; Vanderson, Marco Antônio, Williams, Ramon e Marquinhos; Dinei.

O destaque do Vitória está nos seus dois pontas: Marquinhos e Williams. Marquinhos atua aberto pela esquerda e Williams pela direita. Mas Vagner Mancini altera o lado dos dois para confundir a marcação em determinados momentos do jogo. O time aposta muito na correria dos dois pontas e é sua melhor saída de jogo.

Dinei é um bom atacante. Rápido, acompanha a correria dos dois pontas.

Ramon é o organizador do meio campo e o homem das bolas paradas. Atua como o Petkovic no Galo. Compensa a idade e a condição física com a costumeira categoria. Além de ser um ponto de experiência neste jovem time baiano.

Os volantes me parecem o ponto fraco do Vitória. Renan, que não atuou por força de contrato, deve voltar, melhorando um pouco a pegada do meio. Mas mesmo assim, o meio não tem muita pegada, o que deixa a defesa exposta em muitos momemntos. Marco Antônio é um meia de origem, o que jsutifica a pouca pegada deste meio, que só joga com um volante de origem.

O setor defensivo tem em Viáfara, o goleiro, seu maior destaque. O goleiro colombiano costuma jogar adiantado e tem uma boa e rápida reposição de bola.

Os laterais são burocráticos e pouco avançam. A zaga não compromete, mas também não merece elogios.

Para o jogo contra o Flamengo, o treinador Vagner Mancini não poderá contar com o lateral esquerdo Marcelo Cordeiro e o volante Vanderson. Com isso, ele deve manter o esquema e atuar com a seguinte formação:

Viáfara; Marco Aurélio, Anderson Martins, Thiago Gomes e Daniel; Renan, Marco Antônio, Williams, Ramon e Marquinhos; Dinei.

Uma informação de última hora é que Marquinhos também pode desfalcar o time do Vitória (Boa notícia!). Se isto se confirmar o Vitória alteraria o esquema para o 4-4-2, com Muriqui fazendo dupla de ataque com Dinei.

Ele deve forçar o jogo com a correria dos pontas nas costas dos laterais.

O Flamengo para este jogo deve explorar as deficiências defensivas do time baiano. Ibson deve ter muita liberdade e sua aproximação na área como elemento surpresa é uma boa opção.

Outra boa oportunidade são os chutes de longa distância. Cristian e Tardelli devem aproveitar que o goleiro Viáfara atua sempre adiantado e arriscar chutes de média/longa distância.

O treinador Caio Jr não contará com Kléberson, Toró (recuperando a forma física), Ronaldo Angelim (machucado) e Juan (suspenso). Como ele aprovou a última atuação contra o Coritiba, deve manter a mesma base, colocando Dininho e Egídio. O Flamengo vai atuar com a seguinte escalação:

Bruno; Jaílton, Fábio Luciano e Dininho; Léo Moura, Cristian, Jônatas, Ibson e Egídio; Tardelli e Souza.

Curiosidades:

Último jogo no Maracanã:

Flamengo 2x0 Vitoiria (BA)
Campeonato Brasileiro
Data: 02/09/2004 - Estadio(local): Maracanã (RJ)
Time: Diego; China, Júnior Baiano, André Bahia, Roger; Da Silva, Júnior, Ibson, Zinho; Felipe (Jean), Dimba.
Gols: Andre Bahia, Alex Silva (contra).

Fonte: http://www.flaestatistica.com/

Nenhum comentário: