terça-feira, 22 de julho de 2008

Pré-jogo: Portuguesa X Flamengo

A Portuguesa atuou no jogo contra o Ipatinga com a seguinte formação:

Sérgio; Wilton Goiano, Bruno Rodrigo, Halisson e Ralph; Erick, Gavillán, Sidnei e Carlos Alberto; Diogo e Jonas.

O resultado de 4X1 para o Ipatinga foi surpreendente, principalmente se levarmos em conta a fragilidade do time da casa. Além disso, a Portuguesa vinha de um resultado histórico no Canindé: a virada de 3X2 sobre o Náutico após estar perdendo de 2X0.

A Portuguesa demonstrou uma notória fragilidade defensiva no jogo aéreo. As melhores jogadas do Ipatinga saiam em bolas levantadas na área (inclusive dois gols).

O meio campo tem muita pegada, mas carece de talento na criação. Sidnei era o único meia que se aproximava dos atacantes.

Os atacantes Jonas e Diogo são rápidos e não guardam posição entre os zagueiros. Muita movimentação e competência nas finalizações.

Com o resultado o treinador Vagner Benazzi foi demitido. E Valdir Espinoza foi contratado.

Pontos a considerar sobre esta mudança:

* Toda mudança de treinador é seguida por uma elevação do moral da equipe. Reservas querem mostrar valor e titulares querem manter sua condição.

* Valdir Espinoza não faz grandes trabalhos há muito tempo. Sempre chega para apagar incêndios e, normalmente, sem êxito.

* Ele chegou com um discurso otimista. Falando até em Libertadores. Nos treinamentos, usou o 4-4-2, mas testou a formação com 3 atacantes também. Lusa ofensiva à vista!

Valdir Espinoza poderá promover a estréia do ex-colorado Ediglê na defesa, além das voltas do lateral Patrício e dos meias Edno e Preto. A Lusa deve ir a campo com a seguinte formação:

Sérgio; Patrício, Bruno Rodrigo, Ediglê e Ralph; Erick, Gavillán, Edno e Preto; Diogo e Jonas.

Estas voltas e estréia melhoram significamente o time da Portuguesa. Edno joga aberto pela esquerda e cobra muito bem faltas. Preto também melhora a qualidade do passe e a criatividade do meio. Patrício é muito forte na marcação e promete um grande duelo com Juan.

Para o jogo com a Portuguesa o treinador Caio Jr não contará com Toró e Kléberson (recuperação física), mas terá as voltas de Juan e Ronaldo Angelim. Com isso, o Flamengo deverá atuar com a seguinte formação:

Diego; Jaílton, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim; Léo Moura, Cristian, Jônatas, Ibson e Juan; Tardelli e Souza.

Bruno entrará na vaga de Diego, caso se recupere de lesão.

Jaílton deve ter um posicionamento com um terceiro zagueiro, liberando Léo Moura.

Juan deve ter total liberdade, com Ronaldo Angelim e Cristian fazendo sua cobertura.

Souza está ameaçado no time, mas deve iniciar a partida, com Éder e Obina como opções.

Se o discurso de Espinoza não for confete para a torcida e realmente vir com uma postura ofensiva, a partida tende a ser muito boa para o Flamengo. Uma Lusa ofensiva vai abrir muito espaços para as subidas dos laterais e a carência de um meia criativo não será tão notada.

A volta de Juan também fortalece a jogada aérea do Flamengo, já que ele é o principal cobrador de faltas do time. Tendo em vista a fragilidade da defesa da Lusa, Fábio Luciano, Angelim e Souza/Obina devem explorar bastante esta jogada.

Curiosidades:

Último jogo no Canindé:


Flamengo 2 x 1 Portuguesa (SP)
Campeonato Brasileiro
10/11/2002 - Estadio: Canindé - São Paulo - SP
Time: Júlio Cesar, Alessandro, André, André Bahia, Athirson, Jorginho(Anderson Gils), André Gomes, Fabio Baiano(Andrezinho), Felipe Melo, Liédson e Zé Carlos(Sandro Hiroshi).
Gols: Alessandro e Athirson.

Fonte:
http://www.flaestatistica.com/

Nenhum comentário: