quinta-feira, 31 de julho de 2008

Melhores Momentos: Palmeiras 1 X 0 Flamengo




O Jogo: Palmeiras 1 X 0 Flamengo



O Craque que nos falta!

A assistência espetacular que Valdívia fez no gol palmeirense só deixou mais claro ainda a falta que um meia faz ao time do Flamengo. Mais uma vez esbarramos na dificuldade de criação.

O Flamengo teve o controle do jogo assim como nos jogos contra Coritiba, Vitória, Portuguesa (pré-expulsão) e Botafogo (primeiro tempo), mas este domínio não refletiu em vitória mais uma vez.

No primeiro tempo o Palmeiras teve um início de pressão (normal, se considerarmos o mando de jogo), mas logo o Flamengo se acertou na marcação com seus três volantes e anulou as principais armas alvi-verdes: Leandro e Valdívia.

Com isso, dominou o meio campo e criou diversas oportunidades de gol. Neste ponto ficou latente outro problema rubro-negro: a ansiedade (provocada pelos resultados recentes) em decidir prejudicou diversos ataques, em que o passe seria a melhor opção. O Flamengo foi melhor, mas não conseguiu reverter esta superioridade em gol.

O segundo tempo começou parecido com o primeiro: pressão inicial do Palmeiras. E neste momento apareceu o home que decidiu o jogo: Valdívia. Anulado em 99% do tempo que esteve em campo por Toró e depois por Airton, num raro momento de liberdade fez um assitência espetacular pro gol do "homem surpresa" Sandro Silva. Aliás, Sandro Silva e Jumar, os volantes palmeirenses, fizeram uma partida de muita disposição e entrega na marcação

A partir daí o panorama da partida se modificou completamente. O Palmeiras se retraiu e apostava nos contra-ataques. E neste ponto que o Flamengo deixou evidente a falta de criatividade do time. A bola rodava de um lado para o outro, sem objetividade. Faltava o passe vertical. E assim o jogo foi "cozinhando" até o seu final. Resultado injusto pela superioridade rubro-negra durante o jogo, mas que premiou o craque e sua imprevisibilidade.

terça-feira, 29 de julho de 2008

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Novas contratações: Vandinho e Eltinho

Vandinho



Eltinho

Pré-jogo: Palmeiras X Flamengo

Se podemos considerar que existem finais em campeonatos de pontos corridos, a partida de quarta-feira no Parque Antarctica é um desses jogos. É a hora da verdade para o Flamengo de Caio Jr. Vai pro título ou brigar pela Sulamericana?

O Flamengo pode terminar a 16a. rodada no céu com a retomada da 1a. colocação ou no inferno com a trágica 6a. posição. A tabela não ajuda e os últimos resultados não animam, mas... VAMOS FLAMENGO!!!

Para o jogo contra o Flamengo, Luxemburgo contará com a volta de Valdívia e Léo Lima, mas não poderá utilizar os zagueiros Maurício (suspenso) e David (machucado). Martinez, Pierre e Gustavo também podem retornar, mas não estão confirmados.

A defesa palmeirense é o seu principal problema. Desde a saída de Henrique e a contusão de David, antigos titulares, o setor defensivo ainda não se acertou. A zaga joga a pouco tempo junta e mostra claros sinais de desentrosamento. Luxemburgo utilizou o sistema com 3 zagueiros no jogo contra o Grêmio, usando Maurício, Jeci e Gladstone. Mas para o jogo contra o Flamengo ele deve retornar ao tradicional 4-4-2.

Nas laterais, Leandro, pela esquerda, apóia muito ao ataque, mas tem deficiências na marcação. Já Élder Granja, pela direita, é o oposto: apóia pouco, mas é muito bom defensivamente.

Pierre é um jogador chave no Palmeiras e seu desfalque sempre é muito sentido. Ele dá a consistência defensiva ao meio e equilibra um time ofensivo por vocação. Sem ele, o meio de campo perde muito poder de marcação.

O "mago" Valdívia caiu muito de rendimento em relação ao campeonato paulista, mas segue sendo a principal referência criativa do meio campo palmeirense. Boatos sobre propostas milionárias "pipocam" no Palestra a todo instante e parece prejudicá-lo a manter o foco.

O ataque é muito bom. Kléber é rápido e tem boa finalização, mas costuma bater com a mesma "categoria". É o jogador mais indisciplinado do Brasileiro e já foi expulso 3 vezes. Alex Mineiro mostra o oportunismo de sempre, não à toa é o artilheiro do campeonato.

O Palmeiras deve atuar com a seguinte formação:

Marcos; Élder Granja, Jeci, Gladstone e Leandro; Sandro Silva, Léo Lima, Diego Souza e Valdívia; Kléber e Alex Mineiro.

O jogo promete ser ofensivo e aberto. E isso é bom para o Flamengo, desde que Caio Jr não escale tão ofensivo quanto no jogo contra a Lusa.

O Flamengo deve atuar com a seguinte formação:

Bruno; Jailton, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim; Léo Moura, Jônatas, Ibson, Cristian e Juan; Tardelli e Obina.

As laterais prometem um belo duelo. E o jogo deve ser torto pela esquerda dos dois times (laterais mais ofensivos). Léo Moura deve ficar mais na defesa segurando os avanços do Leandro e Élder Granja deve fazer o mesmo papel pelo lado alvi-verde.

Tardelli deverá explorar as subidas de Leandro pela esquerda, mas Kléber também deve cair nas costas de Juan.

O jogo promete muita igualdade, tanto técnica, quanto tática. Mas promete ser um jogo aberto e com diversas possibilidades. O que pesa a favor do Palmeiras é o poderio ofensivo do seu ataque, que é mais efetivo que o do Flamengo. Mas acredito em igualdade de condições e que qualquer resultado será normal.

Curiosidades:

Último jogo no Parque Antarctica:

Flamengo 1x2 Palmeiras (SP)
Campeonato Brasileiro
19/08/2007 - Estadio Parque Antarctica (SP)
Time: Bruno, Luizinho, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim, Egidio, Romulo, Cristian, Ibson, Léo Lima (Obina), Maxi Biancucchi, Paulo Sergio (Toró). Tecnico : Joel Santana.
Gol: Paulo Sergio.



Última vitória no Parque Antarctica:

Flamengo 1x0 Palmeiras (SP)
Campeonato Brasileiro
03/11/2005 - Estadio Parque Antarctica (SP)
Time: Diego; Leonardo Moura, Renato Silva, Rodrigo Antonio, André Santos; Jônatas, Júnior, Diego Souza (Fellype Gabriel), Renato; Josafá (Fabiano),Ramirez (Souza).
Gol: Ramirez.

Fonte:
http://www.flaestatistica.com/

Melhores Momentos: Flamengo 0 X 0 Botafogo

Rapidinha: Cavalo Paraguaio?

domingo, 27 de julho de 2008

O Jogo: Flamengo 0 X 0 Botafogo

O pior do Flamengo no Brasileiro! Os primeiros 30 minutos do segundo tempo foi (de longe) a pior atuação do Flamengo durante este Brasileiro. Totalmente dominado e acuado pelo Botafogo.

No primeiro tempo, Ney Franco armou o seu time para anular os laterais do Flamengo. E obteve êxito neste aspecto, mas perdeu o meio campo. Colocou Zé Carlos/Carlos Alberto caindo pelo lado esquerdo, o que impedia os avanços de Léo Moura, e Alessandro/Jorge Henrique pelo lado direito, impedindo os avanços do Juan. Mas sem Lúcio Flávio no meio, perdeu o passe no meio e o Botafogo só jogava em lançamentos para os pontas. O trio rubro-negro Cristian/Jônatas/Ibson atuava neste espaço deixado pelo Botafogo e criava as principais jogadas.

No segundo tempo, Ney Franco corrigiu o problema do meio, colocando Lúcio Flávio no lugar de Zé Carlos. O Flamengo perdeu o domínio no meio e os laterais, que pouco subiam, não tinham uma aproximação para criar as jogadas. Isso fez com o Flamengo ficasse totalmente acuado. Não passava do meio campo!!! Carlos Alberto atuou mais recuado no segundo tempo e infernizou Cristian. A zaga (Jailton, Fábio Luciano e Angelim), Diego e a trave evitaram o pior.

A melhora (entenda por diminuição da pressão) aconteceu quando o Flamengo usou seu esquema de emergência. Deixa os zagueiros e volantes segurando lá atrás e libera os laterais. Juan e Léo Moura ganham total liberdade. Atuam no meio, no ataque, na sua lateral e até na lateral oposta. Com isso, o Flamengo ganhou uma saída de bola e o jogo ficou totalmente aberto. Qualquer time poderia ter vencido... mas o zero não saiu do placar.

sábado, 26 de julho de 2008

Liquidação: Camisa modelo 2007-2008

Pra quem quiser aproveitar... Modelos vermelho/preto e branco por R$79,90 (não é o modelo kick-off)

http://www.sofutebolbrasil.com

Ainda tem 15% de desconto para clientes Citibank:

http://www.sofutebolbrasil.com/citibank/

Mais um dando adeus...


Após as saídas de Renato Augusto e Marcinho, mais um jogador vai se despedindo da Gávea: Souza.

Nunca teve uma fase explendorosa e sempre foi contestado pela torcida. Mas teve seus bons momentos e foi fundamental na arracanda no Brasileiro do ano passado, marcando gols e com boas atuações.

A preocupação fica pela reposição, que não aconteceu até agora, e pela perda de mais um homem de frente. Daqui a pouco seremos um verdadeiro time de volantes.

Espero que com o dinheiro das vendas o time não precise mais se desfazer de nenhum outro atleta, principalmente Juan. E que os times parem de assediar nossos atletas.

Agora será a hora da verdade para Obina. Sempre cantado em verso e prosa pela torcida, provavelmente herdará a camisa 9 e toda a responsabilidade proveniente dela. O "mito" Obina pode perder sua "simpatia" ou entrar de vez para a história.

Boa Sorte Souza!

Um pouco de rivalidade... Guarani X Ponte Preta

A Queda (mais um)



A verdadeira história da final do Paulistão-2008

Pré-jogo: Flamengo X Botafogo

Impressionante o dinamismo do futebol... Quem diria 3 rodadas atrás que Botafogo e Flamengo chegariam em igualdades de condições no clássico do próximo domingo no Maracanã. O Botafogo vem numa crescente após a chegada de Ney Franco, enquanto o Flamengo, ex-líder, vem atravessando uma fase turbulenta.

Na última rodada o Botafogo alcançou uma grande vitória (4X0) sobre o Atlético-MG e atuou com a seguinte formação:

Castillo; Renato Silva, Andre Luis e Triguinho; Thiaguinho, Túlio, Lúcio Flávio, Diguinho e Zé Carlos; Carlos Alberto e Wellington Paulista.

O Botafogo manteve a base vice-campeã estadual e trouxe alguns reforços importantes como o meia Carlos Alberto, que estava no São Paulo, e o atacante Gil, que estava no Inter. Isto fez com que o elenco do Botafogo tivesse um acréscimo de qualidade e um dos maiores problemas nos últimos tempos fosse parcialmente sanado: a falta de opções no banco de reservas. Hoje, Ney Franco pode contar com jogadores como Leandro Guerreiro, Jorge Henrique e o próprio Gil como opções no banco de suplentes.

O time parece ter voltado ao caminho do bom futebol (apresentado no estadual), após uma ressaca pós-Cuca. A formação tática é basicamente a mesma: 3-5-2. O jogo pelas laterais com Alessandro pela direita e Zé Carlos pela esquerda continua sendo a principal arma ofensiva. Além da conhecida precisão de Lúcio Flávio nas bolas paradas.

O goleiro Castillo se destaca mais pelas provocações, do que pelas defesas, mas não compromete. A zaga se destaca pela força física e pouca técnica (com exceção de Triguinho, lateral de origem). Triguinho, aliás, desempenha um papel parecido com do Angelim na zaga do Flamengo, subindo como um legítimo lateral esporadicamente.

Os volantes de contenção, Túlio e Diguinho, fazem a cobertura dos alas e raramente sobem ao ataque.

No ataque, Wellington Paulista voltou a marcar após longa estiagem, mas ainda está muito distante da forma apresentada no estadual. E Carlos Alberto é instável. Pode fazer grande partida ou ser expulso no primeiro tempo. Mas parece que os ares do Rio fazem bem ao rapaz.

O Botafogo deve ir a campo com a seguinte formação:

Castillo; Renato Silva, Andre Luis e Triguinho; Alessandro, Túlio, Lúcio Flávio, Diguinho e Zé Carlos; Carlos Alberto e Wellington Paulista.

Já o Flamengo deve atuar com a seguinte formação:

Diego; Jailton, Fábio Luciano e Angelim; Léo Moura, Jônatas, Ibson, Cristian e Juan; Souza e Obina.

Um grande motivo de preocupação é a ausência do goleiro titular Bruno. Diego não passa segurança e tem uma deficiência muito grande em cobranças de faltas. Este último aspecto é particularmente alarmante, quando o adversário conta com Lúcio Flávio e Zé Carlos.

As entradas de Jônatas e Obina devem acontecer pela expulsão do Tardelli e atuação irregular do Éder.

Esta formação é mais prudente e equilibrada do que a apresentada no jogo contra a Lusa e acredito que possa render bons frutos.
Os pricipais duelos do jogo acontecerão nas laterais com Juan X Alessandro e Léo Moura X Zé Carlos. Por isto é fundamental a manutenção do Jailton como terceiro zagueiro pelo lado direito (para liberar o Léo Moura) e a entrada do Jônatas no meio, para evitar os buracos na cabeça de área.

A formação ofensiva com as "duas torres" é uma aposta que acho válida. Souza não atua enfiado entre os zagueiros e sempre cai pelo lado esquerdo. Então, nada mais coerente do que colocar alguém enfiado na área (Obina, neste caso).

Vamos pra vitória, torcendo por um empate no Sul!!

Curiosidades:

Último jogo:

Flamengo 3x1 Botafogo (RJ)
Campeonato Estadual (Decisão - 2º Jogo)
04/05/2008 - Estadio Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Leonardo Moura, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Cristian (Obina), Jailton, Ibson (Diego Tardelli), Toró, Marcinho (Kleberson), Souza. Técnico: Joel Santana.
Gols: Obina (2), Diego Tardelli.



Último jogo em Campeonatos Brasileiros:

Flamengo 1x1 Botafogo (RJ)
Campeonato Brasileiro
29/08/2007 - Estadio Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Leonardo Moura, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Romulo, Cristian, Ibson, Toró (Obina), Renato Augusto (Paulo Sergio), Souza (Rodrigo Antonio). Técnico : Joel Santana.
Gol: Juan.



Fonte: http://www.flaestatistica.com

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Rapidinha: Dança das Cadeiras

Melhores Momentos: Portuguesa 2 X 2 Flamengo

O Jogo: Portuguesa 2 X 2 Flamengo

Ibson em dia de Palermo!

Não foram 3 pênaltis desperdiçados como o Palermo no famosos episódio da Copa América, mas foram 2 cobranças desperdiçadas... e que custaram 2 pontos.

Os times entraram com escalações surpreendentes e extremamente ofensivas. Valdir Espinoza confirmou a expectativa e colocou a Lusa no ataque, mas 3 atacantes foi inesperado (apesar dos treinamentos). Caio Jr também escalou três atacantes, o que foi um excesso de ousadia.

Os times estavam com esquemas táticos parecidos neste jogo. Ambos atuaram no 3-4-3, com o terceiro atacante fazendo o papel de homem de ligação (Jonas na Lusa e Tardelli no Flamengo) e um volante atuando como zagueiro (Gavilan na Lusa e Jailton no Flamengo).

A diferença significativa no primeiro tempo foi a melhor marcação por parte da Portuguesa. Ela estava melhor distribuída em campo e conseguia manter um zagueiro na sobra.

_________ Bruno Rodrigo ____ Ediglê ____________
_____________ Souza _________________________
__ Patrício ______ Gavilan _____ Bruno Recife _____
___________________ Tardelli ________ Éder _____

Ediglê sempre sobrava e fazia as coberturas. Patrício batia de frente com Juan, enquanto as subidas do Léo Moura eram vigiadas pelo Edno, que fechava pela esquerda da defesa. Ibson tinha uma certa liberdade, mas era vigiado por Preto que também voltava.

Já o Flamengo tinha sérios problemas defensivos, pois não tinha o zagueiro da sobra. Os atacantes da Lusa estavam posicionados nas costas dos laterais e eram marcados por Jailton (direita) e Angelim (esquerda).

___ Jailton ________ Fabio L ______ R Angelim __
____ Washington _____ Diogo _________ Jonas ____

Este deslocamento do Jailton para a zaga e a ausência de um volante pelo lado direito provocou o desequilíbrio defensivo. Cristian atuava pela esquerda, marcando Preto, e Ibson atuou centralizado, armando o jogo. Edno, que atuava no setor do "buraco", teve total liberdade no primeiro tempo e criou as principais jogadas ofensivas da Lusa.

Pela disposição tática dos times, as principais jogadas ofensivas surgiam em contra ataques. Isto acontecia porque os atacantes da Lusa já atuavam nas costas dos laterais. E para o Flamengo, os contra ataques pegavam a defesa da Lusa sem a vantagem da "sobra" e com o apoio dos laterais Juan e Léo Moura.

No segundo tempo o Caio Jr acertou a marcação do Edon, colocando Cristian com esta incumbência. A expulsão prejudicou demais o Flamengo, que passou a atuar com quatro jogadores em linha na defesa (Jailton, Fabio L, R Angelim e Cristian), Léo Moura/Ibson/Juan com total liberdade pelo meio e os dois atacantes. A liberdade dos meias era tão grande, que várias vezes Juan caiu pelo lado direito (inclusive no lance do pênalti).

Resumindo: o jogo foi emocionante, o Flamengo podia ter ganhado, mas correu riscos desnecessários. Atuar com 3 atacantes e os 2 laterais é muito arriscado. Os 3 atacantes raramente voltavam para marcar e isto prejudicou e expôs demais o sistema defensivo. Como os laterais são o ponto forte do time, não faz sentido segurá-los na defesa para que outro atacante possa atuar.

Que venha o Fogão!

terça-feira, 22 de julho de 2008

Pré-jogo: Portuguesa X Flamengo

A Portuguesa atuou no jogo contra o Ipatinga com a seguinte formação:

Sérgio; Wilton Goiano, Bruno Rodrigo, Halisson e Ralph; Erick, Gavillán, Sidnei e Carlos Alberto; Diogo e Jonas.

O resultado de 4X1 para o Ipatinga foi surpreendente, principalmente se levarmos em conta a fragilidade do time da casa. Além disso, a Portuguesa vinha de um resultado histórico no Canindé: a virada de 3X2 sobre o Náutico após estar perdendo de 2X0.

A Portuguesa demonstrou uma notória fragilidade defensiva no jogo aéreo. As melhores jogadas do Ipatinga saiam em bolas levantadas na área (inclusive dois gols).

O meio campo tem muita pegada, mas carece de talento na criação. Sidnei era o único meia que se aproximava dos atacantes.

Os atacantes Jonas e Diogo são rápidos e não guardam posição entre os zagueiros. Muita movimentação e competência nas finalizações.

Com o resultado o treinador Vagner Benazzi foi demitido. E Valdir Espinoza foi contratado.

Pontos a considerar sobre esta mudança:

* Toda mudança de treinador é seguida por uma elevação do moral da equipe. Reservas querem mostrar valor e titulares querem manter sua condição.

* Valdir Espinoza não faz grandes trabalhos há muito tempo. Sempre chega para apagar incêndios e, normalmente, sem êxito.

* Ele chegou com um discurso otimista. Falando até em Libertadores. Nos treinamentos, usou o 4-4-2, mas testou a formação com 3 atacantes também. Lusa ofensiva à vista!

Valdir Espinoza poderá promover a estréia do ex-colorado Ediglê na defesa, além das voltas do lateral Patrício e dos meias Edno e Preto. A Lusa deve ir a campo com a seguinte formação:

Sérgio; Patrício, Bruno Rodrigo, Ediglê e Ralph; Erick, Gavillán, Edno e Preto; Diogo e Jonas.

Estas voltas e estréia melhoram significamente o time da Portuguesa. Edno joga aberto pela esquerda e cobra muito bem faltas. Preto também melhora a qualidade do passe e a criatividade do meio. Patrício é muito forte na marcação e promete um grande duelo com Juan.

Para o jogo com a Portuguesa o treinador Caio Jr não contará com Toró e Kléberson (recuperação física), mas terá as voltas de Juan e Ronaldo Angelim. Com isso, o Flamengo deverá atuar com a seguinte formação:

Diego; Jaílton, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim; Léo Moura, Cristian, Jônatas, Ibson e Juan; Tardelli e Souza.

Bruno entrará na vaga de Diego, caso se recupere de lesão.

Jaílton deve ter um posicionamento com um terceiro zagueiro, liberando Léo Moura.

Juan deve ter total liberdade, com Ronaldo Angelim e Cristian fazendo sua cobertura.

Souza está ameaçado no time, mas deve iniciar a partida, com Éder e Obina como opções.

Se o discurso de Espinoza não for confete para a torcida e realmente vir com uma postura ofensiva, a partida tende a ser muito boa para o Flamengo. Uma Lusa ofensiva vai abrir muito espaços para as subidas dos laterais e a carência de um meia criativo não será tão notada.

A volta de Juan também fortalece a jogada aérea do Flamengo, já que ele é o principal cobrador de faltas do time. Tendo em vista a fragilidade da defesa da Lusa, Fábio Luciano, Angelim e Souza/Obina devem explorar bastante esta jogada.

Curiosidades:

Último jogo no Canindé:


Flamengo 2 x 1 Portuguesa (SP)
Campeonato Brasileiro
10/11/2002 - Estadio: Canindé - São Paulo - SP
Time: Júlio Cesar, Alessandro, André, André Bahia, Athirson, Jorginho(Anderson Gils), André Gomes, Fabio Baiano(Andrezinho), Felipe Melo, Liédson e Zé Carlos(Sandro Hiroshi).
Gols: Alessandro e Athirson.

Fonte:
http://www.flaestatistica.com/

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Novo uniforme aposentado


Após duas derrotas o Flamengo achou o culpado: o novo uniforme! A camisa do Fred Krueger é coisa do passado.

É mais um episódio na briga entre Flamengo e Nike. O uniforme que teve a estréia antecipada em Curitiba (deveria ser lançado contra o Vitória no Maraca), teve mais vida curta que o uniforme das "???".

Quantos uniformes o Flamengo terá este ano?

domingo, 20 de julho de 2008

Rapidinha: A Banana do Vitinho

O jogo: Flamengo 0 X 1 Vitória

Lado esquerdo, lado forte!

Juan fez falta. Juan é o melhor lateral esquerdo do Brasil e insubstituível. A diferença técnica entre Juan e Egídio é enorme. Imagina com o Juan em boa fase...

Ronaldo Angelim também fez falta para o time. Não somente pela suas características defensivas, mas pelo seu papel de "lateral". Costumeiramente ele sobe ao ataque, como um legítimo lateral, auxiliando Juan e abrindo espaços.

Vagner Mancini é um bom treinador. Neste jogo ele uniu a melhor característica do Vitória (os dois pontas), com a postura "vitoriosa" que o Coritiba usou na quinta-feira contra o Flamengo. Ao contrário do jogo contra o São Paulo, quando saiu para o jogo na empolgação da torcida, ficou fechado na defesa e posicionou os dois pontas nas costas dos laterais.

Este posicionamento anulou as saídas dos laterais do Flamengo. Jaílton, que muitas vezes atua como zagueiro pelo lado direito, atuou como volante e Léo Moura ficou preso na defesa, marcando Williams.

Sinceramente, não entendi este posicionamento do time. É evidente que o Flamengo joga "torto" pelo lado esquerdo, principalmente pela fase do Juan. Mas para este jogo, com a ausência dele, o posicionamento mais coerente seria uma inversão deste lado "torto". Léo Moura deveria ter mais liberdade, com Jaílton fazendo sua cobertura.

Sem um meia de ligação e sem apoio dos laterais o Flamengo foi completamente dominado pelo Vitória e não conseguia criar nada.

No segundo tempo o time melhorou, com a entrada de Éder. O time começou a ter mais jogadas pelas laterais, com as duplas Éder/Léo Moura pela direita e Erick Flores/Egídio pela esquerda. Com isso criou chances de gol, mas errou demais nas finalizações.

Sinal amarelo está aceso! Será que enfrentaremos outra retranca no Canindé?

Melhores Momentos:

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Pré-jogo: Flamengo X Vitória

O Vitória atuou no jogo contra o São Paulo no esquema 4-5-1 com a seguinte formação:

Viáfara; Marco Aurélio, Anderson Martins, Thiago Gomes e Daniel; Vanderson, Marco Antônio, Williams, Ramon e Marquinhos; Dinei.

O destaque do Vitória está nos seus dois pontas: Marquinhos e Williams. Marquinhos atua aberto pela esquerda e Williams pela direita. Mas Vagner Mancini altera o lado dos dois para confundir a marcação em determinados momentos do jogo. O time aposta muito na correria dos dois pontas e é sua melhor saída de jogo.

Dinei é um bom atacante. Rápido, acompanha a correria dos dois pontas.

Ramon é o organizador do meio campo e o homem das bolas paradas. Atua como o Petkovic no Galo. Compensa a idade e a condição física com a costumeira categoria. Além de ser um ponto de experiência neste jovem time baiano.

Os volantes me parecem o ponto fraco do Vitória. Renan, que não atuou por força de contrato, deve voltar, melhorando um pouco a pegada do meio. Mas mesmo assim, o meio não tem muita pegada, o que deixa a defesa exposta em muitos momemntos. Marco Antônio é um meia de origem, o que jsutifica a pouca pegada deste meio, que só joga com um volante de origem.

O setor defensivo tem em Viáfara, o goleiro, seu maior destaque. O goleiro colombiano costuma jogar adiantado e tem uma boa e rápida reposição de bola.

Os laterais são burocráticos e pouco avançam. A zaga não compromete, mas também não merece elogios.

Para o jogo contra o Flamengo, o treinador Vagner Mancini não poderá contar com o lateral esquerdo Marcelo Cordeiro e o volante Vanderson. Com isso, ele deve manter o esquema e atuar com a seguinte formação:

Viáfara; Marco Aurélio, Anderson Martins, Thiago Gomes e Daniel; Renan, Marco Antônio, Williams, Ramon e Marquinhos; Dinei.

Uma informação de última hora é que Marquinhos também pode desfalcar o time do Vitória (Boa notícia!). Se isto se confirmar o Vitória alteraria o esquema para o 4-4-2, com Muriqui fazendo dupla de ataque com Dinei.

Ele deve forçar o jogo com a correria dos pontas nas costas dos laterais.

O Flamengo para este jogo deve explorar as deficiências defensivas do time baiano. Ibson deve ter muita liberdade e sua aproximação na área como elemento surpresa é uma boa opção.

Outra boa oportunidade são os chutes de longa distância. Cristian e Tardelli devem aproveitar que o goleiro Viáfara atua sempre adiantado e arriscar chutes de média/longa distância.

O treinador Caio Jr não contará com Kléberson, Toró (recuperando a forma física), Ronaldo Angelim (machucado) e Juan (suspenso). Como ele aprovou a última atuação contra o Coritiba, deve manter a mesma base, colocando Dininho e Egídio. O Flamengo vai atuar com a seguinte escalação:

Bruno; Jaílton, Fábio Luciano e Dininho; Léo Moura, Cristian, Jônatas, Ibson e Egídio; Tardelli e Souza.

Curiosidades:

Último jogo no Maracanã:

Flamengo 2x0 Vitoiria (BA)
Campeonato Brasileiro
Data: 02/09/2004 - Estadio(local): Maracanã (RJ)
Time: Diego; China, Júnior Baiano, André Bahia, Roger; Da Silva, Júnior, Ibson, Zinho; Felipe (Jean), Dimba.
Gols: Andre Bahia, Alex Silva (contra).

Fonte: http://www.flaestatistica.com/

Rapidinha: Rasteira do Coxinha

Cadê o "tesão" Souza?

O Souza tá jogando igualzinho o Aloísio no São Paulo. Faz o pivô, serve os companheiros e não faz gol nunca.

O problema é que quando ele joga, o segundo atacante é normalmente um jogador que sai mais da área (Tardelli, Maxi). Com isso, perdemos a referência na área.

Não acho que seja um problema ele sair da área, já que abre espaços na defesa para as entradas dos meias e do Juan, mas o excesso está acabando com o nosso "matador". Nem gol mais ele perde... ele sequer tem chance de gol.

Não sei se é orientação do Caio Jr (ele já fazia isso com o Joel também), mas parece que ele perdeu o "tesão" pelo gol. Vai pra área Souza!!!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Novo Uniforme



O Flamengo lançou um novo uniforme no jogo contra o Coritiba. Agora... Não está brigando na justiça com a Nike??? Não entendi essa...

O Jogo: Coritiba 1 X 0 Flamengo

Que jogo horrível!!!

Não digo isso apenas pela derrota do Flamengo, mas também pela atuação do Coritiba. O Coritiba assumiu sua condição de inferior tecnicamente e desde o início do jogo buscou "amarrar" o jogo. E o Flamengo esbarrou na sua maior carência no elenco atual: o meio campo de criação.

O Coxa atuou fechado na defesa, deixando Marlos, Hugo e Keirrison na frente. O Coritiba não conseguia manter a posse de bola e o seu meio campo ofensivamente não existia. O Coritiba só chegava em arrancadas dos volantes e foi num lance desses que o Coxa abriu o placar. Chute desviado que Bruno não alcançou.

O Flamengo teve o domínio do jogo durante os 90 minutos, mas esbarrou na parede do Coxa. Ibson e Juan tentaram o jogo inteiro criar as jogadas, mas sem sucesso. Apesar de dominar o jogo o time não conseguia criar jogadas de perigo. Tanto que a única defesa difícil do goleiro Edson Bastos foi no final do jogo num chute de Obina.

O jogo deixou claro que o Flamengo tem a mesma postura tanto dentro, quanto fora de casa. Domina as ações do jogo e tem sempre o controle da partida. Mas escancarou a ausência de uma meia de armação. Numa noite de pouca inspiração dos atacantes, o time não conseguiu criar nada.

Outro ponto preocupante é que o time está torto. Só joga pelo lado esquerdo. É evidente que a fase do Juan é muito melhor que a de Léo Moura, mas está exagerado. Léo Moura sobe pouco ao ataque e está fazendo jogos burocráticos. Vamos ver como o time vai se comportar contra o Vitória. E sem Juan...


Melhores Momentos:


terça-feira, 15 de julho de 2008

Pré-jogo: Coritiba X Flamengo

O Coritiba atuou com o esquema 3-5-2 com a seguinte formação no jogo contra o Goiás:

Édson Bastos; Maurício, Rodrigo Mancha e Felipe; Marcos Tamandaré, Leandro Donizete, Rubens Cardoso, Marlos e Ricardinho; Hugo e Keirrison.

O Coritiba fez um bom jogo contra o Goiás e poderia ter vencido a partida. Levou dois gols de cabeça após abrir o placar e levou um ponto pra Curitiba.

Para o jogo com o Flamengo, o treinador Dorival Jr segue sem poder contar com Carlinhos Paraíba, que é o melhor meio-campo do time, e o lateral Marcos Tamandaré (machucado).

A zaga mostrou deficiências, com Iarley caindo constantemente nas costas de Felipe, que atuava pela esquerda. O jogo aéreo também mostrou deficiências, vide os dois gols.

O ataque é bom. Com a volta de Keirrison, o ataque ganhou muito em qualidade. Jogador rápido e preciso nas finalizações. Hugo está em boa fase e substituiu Keirrison muito bem enquanto ele esteve machucado. Muita movimentação e perigo constante.

Para o jogo contra o Flamengo o técnico Dorival Jr deve alterar o esquema para o 4-4-2, com a seguinte formação:

Édson Bastos; Rodrigo Heffner, Maurício, Felipe e Ricardinho; Rodrigo Mancha, Guaru, Leandro Donizete e Marlos; Hugo e Keirrison.

Rodrigo Mancha deve ser deslocado para o meio, atuando mais avançado. Rodrigo na vaga de Marcos Tamandaré e Guaru, volante, no lugar do improvisado Rubens Cardoso.

O Flamengo segue sem contar com Toró e Kléberson. E adicionou Léo Moura à lista de machucados na última partida.

Jaílton cumpriu suspensão e pode retornar ao time. Mas não deve voltar.

A tendência é que Caio Jr, após o "dia do fico", escale o mesmo time que venceu o Vasco no domingo:

Bruno; Airton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Luizinho, Cristian, Jônatas, Ibson e Juan; Marcinho e Souza.

O Flamengo tem tudo para conseguir um bom resultado. E isto passa pela atuação dos zagueiros. Tanto defensivamente, marcando a rápida dupla do Coxa, quanto atacando, aproveitando a fragilidade adversária no jogo aéreo.

Juan deve ser peça fundamental novamente. Vai ser a principal opção ofensiva, já que Léo Moura não joga. E seus cruzamentos, principalmente em faltas, serão uma grande arma.

Espero que Luizinho faça uma boa partida (o que não conseguiu até agora) e Jônatas mostre a mesma disposição do jogo contra o Vasco. Ahh.. e que Marcinho não esteja com a cabeça nos petro-dólares.

Curiosidades:

Último jogo em Curitiba:

Flamengo 2x3 Coritiba (PR)
Campeonato Brasileiro
24/07/2005 - Estadio Couto Pereira (Curitiba - PR)
Time: Diego, Henrique, Júnior Baiano, Renato Silva; Róbson, Augusto Recife, Jônatas (Rodrigo Antonio), Souza (Fellype Gabriel), Renato, André Santos (Júnior); Jean.
Gols: Jean, Renato.

Última vitória em Curitiba:

Flamengo 3 x 1 Coritiba (PR)
Campeonato Brasileiro
01/08/1998 - Estadio: Couto Pereira - Curitiba - PR
Time: Clemer, Eduardo, Ricardo Rocha, Luís Alberto, Wagner(Juan), Marcos Assunção, Leandro Ávila, Beto(Vinicius), Nélio, Romario(Iranildo) e Cleisson.
Gols: Beto, Vinicius e Romario.


Fonte: http://www.flaestatistica.com/

domingo, 13 de julho de 2008

O jogo: Flamengo 3 X 1 Vasco

Grande resultado! E com bela atuação!

Caio Jr optou por Souza e Airton, para os lugares de Obina e Jaílton respectivamente. Ambos foram bem. Aliás, não só eles como todo o time.

O primeiro tempo foi impecável. Muito bem defensivamente, anulou o trio ofensivo vascaíno. Edmundo foi muito bem marcado e em muitos momentos ficou isolado no ataque. Isto porque Leandro Amaral voltava para o meio-campo, buscando o jogo.

Juan, mais uma vez, teve uma grande atuação. O que prometia ser um grande duelo, foi um passeio. Juan jogou como quis pela lateral direita, com um Wagner Diniz completamente perdido.

O meio do campo do Flamengo, formado por Ibson, Cristian e Jônatas também teve uma atuação destacada. Jônatas parecia interessado no jogo e com muita disposição. Desempenhou um grande papel na saída de bola. Ibson foi muito bem na armação. Cadenciava muito bem o jogo e distribuia bem as jogadas, principalmenete com Juan. Cristian foi muito bem na marcação, embora o meio campo vascaíno fosse muito fraco, e foi premiado com um belo gol.

O ataque se portou bem. Marcinho teve uma boa movimentação, mas não conseguiu ter grandes oportunidades de gol. Já Souza... atuou como Souza. Ao contrário de Obina, que fica mais fixo na área, saía muito da área. Isto facilitava o trabalho dos meias, pois abria espaços na defesa. Mas o Flamengo perdia a referência na área.

A única notícia ruim do jogo foi mais uma contusão: Léo Moura. Já são três titulares machucados: Kléberson, Toró e Léo Moura. Breve recuperação a todos.


Melhores Momentos:

sábado, 12 de julho de 2008

Melhores Momentos - Rodadas 1 a 10

Rodada 1 - Flamengo 3 X 1 Santos



Rodada 2 - Grêmio 0 X 0 Flamengo



Rodada 3 - Flamengo 2 X 1 Internacional



Rodada 4 - Fluminense 0 X 1 Flamengo



Rodada 5 - Flamengo 5 X 0 Figueirense



Rodada 6 - Flamengo 2 X 4 São Paulo



Rodada 7 - Ipatinga 1 X 3 Flamengo



Rodada 8 - Sport 1 X 2 Flamengo



Rodada 9 - Flamengo 3 X 0 Náutico



Rodada 10 - Atlético-MG 1 X 1 Flamengo



Fonte: Globo.com

Pré-jogo: Flamengo X Vasco

O Vasco vem de um grande resultado (goleada de 4X0 sobre o Sport em São Januário) e motivado pelo início do mandato do presidente Roberto Dinamite.

No Jogo contra o Sport o Vasco jogou com a seguinte formação:

Tiago; Rodrigo Antônio, Eduardo Luiz e Vílson; Wagner Diniz, Jonílson, Morais, Jean e Pablo; Leandro Amaral e Edmundo.

Para o jogo contra o Flamengo o treinador Antônio Lopes não poderá contar com o meia Morais (suspenso), o zagueiro Jorge Luis e o mei Leandro Bonfim (machucados). Mas já poderá contar com a volta do zagueiro Luizão, recuperado de lesão. Com isso o Vasco deve atuar com a seguinte formação:

Tiago; Eduardo Luiz, Rodrigo Antônio e Vitor; Wagner Diniz, Jonílson, Beto, Jean e Pablo; Leandro Amaral e Edmundo.

Para o lugar de Morais, Antônio Lopes deve optar por uma formação mais cautelosa, colocando Beto no meio-campo. Outra opção (mais ofensiva) seria a entrada de Alex Teixeira, mas é pouco provável.

A grande força do Vasco é o seu ataque. Edmundo, apesar da idade e forma física, sempre joga bem contra o Flamengo. Leandro Amaral é um dos principais atacantes do Brasil. E Jean tem muita movimentação, mas é horrível nas finalizações.

Os alas vascaínos também são bons jogadores. Aliás, nesta faixa do campo que teremos os maiores duelos do jogo: Wagner Diniz X Juan e Pablo X Léo Moura.

A defesa vascaína é fraca, mesmo com uma possível volta do Luisão, e o meio-campo carece de talento, principalmente sem Morais.

O Flamengo não poderá contar com Jaílton (suspenso), Toró e Kléberson (machucados). Com isso, Caio Jr deve escalar o time com a seguinte formação:

Bruno; Dininho, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Cristian, Jônatas, Ibson e Juan; Marcinho e Obina.

Caio Jr deve escalar o time como um "verdadeiro" 3-5-2, que não vai mudar muito as características do time já que o time atua num "falso" 3-5-2 com Jaílton atuando como terceiro zagueiro.

Com isso, os laterais terão mais liberdade ainda para atacar, o que promete ser o grande duelo do jogo.

O ataque que é a grande incógnita. Obina foi bem marcado nos últimos dois jogos e pecou demais nas finalizações. E Marcinho esteve envolvido em várias confusões nos últimos tempos. Resta saber como os dois se comportarão, já que esta é a posição mais bem servida do elenco atualmente. Souza, Tardelli e Maxi estão sedentos por uma oportunidade.

Curiosidades:

Último jogo no Maracanã:

Flamengo 2x2 Vasco (RJ)
Campeonato Estadual (Taça Rio)
06/04/2008 - Estadio Maracanã (RJ)
Time: Marcelo Lomba, Luizinho, Thiago Salles, Rodrigo Arroz, Egidio, Airton (Vinicius Pacheco), Jailton, Kleberson, Marcinho, Maxi (Eder), Diego Tardelli (Paulo Sergio). Técnico: Joel Santana.
Gols: Marcinho, Rodrigo Arroz.



Último jogo no Maracanã pelo Brasileirão:

Flamengo 2x1 Vasco (RJ)
Campeonato Brasileiro
18/10/2007 - Estadio Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Leonardo Moura, Rodrigo Arroz, Ronaldo Angelim, Juan, Romulo (Colace), Cristian, Ibson, Toró (Obina), Maxi (Renato Augusto), Souza. Técnico : Joel Santana.
Gols: Toró, Ibson.




Última vitória:

Flamengo 2x1 Vasco (RJ)
Campeonato Estadual (Taça Guanabara - Semi Final)
17/02/2008 - Estadio Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Leonardo Moura, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Jonatas (Cristian), Jailton, Ibson, Kleberson (Obina), Diego Tardelli (Marcinho), Souza. Técnico: Joel Santana.
Gols: Fabio Luciano, Ronaldo Angelim.



Fonte:
http://www.flaestatistica.com/

Fábio Luciano: O Nosso Capitão


Esta grande confusão provocada por Marcinho/Bruno/Tardelli/Paulo Victor teve como grande mediador o capitão Fábio Luciano. Como responsável pelo time, cobrou dos envolvidos as devidas e explicações e, ao que tudo parece, os problemas já estão resolvidos. Não foi a primeira vez que o Fábio Luciano tomou frente a um problema que aconteceu no Flamengo e resolveu a situação.

Fábio Luciano tem se notabilizado por esta liderança, sendo respeitado pelo grupo e admirado pela torcida. Um legítimo capitão. Além dos benefícios técnicos dentro do campo, ele trouxe a estabilidade no grupo que só um grande líder pode trazer. Não à toa, o Flamengo tem acumulado boas campanhas.

Um outro fato marcante do nosso capitão foi o episódio do FlaXFlu. No FlaXFlu dos reservas pelo Campeonato Carioca, após a derrota de 4X1, ele assumiu a responsabilidade de fazer a entrevista coletiva, embora nem tenha jogado, e isolou o grupo das críticas.

Que siga assim! Acumulando pontos rumo à imortalidade dos ídolos rubro-negros.

Vida longa ao nosso capitão!

quinta-feira, 10 de julho de 2008

O Jogo: Atlético-MG 1 X 1 Flamengo

O empate com o Atlético esbarrou na incompetência dos atleticanos nas finalizações. Aliás, não só do Atlético, como do Flamengo também.

O Atlético forçou pela jogadas de linha de fundo assim como no jogo com os Palmeiras, mas os laterais tiveram um desempenho muito fraco. Tanto que acabaram substituídos, sendo Amaral (improvisado na esquerda) substituído ainda no primeiro tempo. Danilinho foi a correria de sempre e Petkovic, mal fisicamente, era a única ponta de talento no meio campo atleticano. O Atlético toca bem a bola, mas finaliza muito mal.

O Flamengo é superior tecnicamente, mas fez o primeiro gol e passou a cozinhar o jogo. Administrou bem o jogo e teve chances de fazer o segundo gol. Os únicos momentos de apuros foram o início do segundo tempo e o final da partida. Este final de partida, aliás, foi totalmente franco com os dois times buscando o segundo gol.

Obina esteve muito mal nas finalizações. Marcinho se apresentou pro jogo e criou boas jogadas. Juan também teve uma boa participação. Já Jônatas, com uma preguiça impressionante e errando tudo que tentava, e Luizinho, muito discreto no apoio, tiveram atuações muito ruins.

Não foi um bom resultado, pois o Atlético, embora muito guerreiro, é limitado tecnicamente e vai mais pelo grito da torcida do que pelo futebol.

De preocupante para o restante do campeonato ficam as lesões de Toró e Kléberson. O Flamengo tem um bom elenco, mas não pode se esbaldar. Depender de garotos como Airton e Erick Flores não é uma opção pra quem brigar pelo título.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

E Renato Augusto vai :-(


O Flamengo sofreu hoje sua primeira baixa no elenco neste Brasileirão. Renato Augusto, o nosso camisa 10, está de saída para o Bayer Leverkusen.


O jogador que ganhou notoriedade ao entrar com apenas 17 anos na final da Copa do Brasil de 2006 contra o Vasco. Sobre a batuta do então treinador Ney Franco, entrou e ficou no time principal desde então. Mas, toda a expectativa pelo seu talento não se confirmou, até agora...

Alternou bons e maus momentos, mas nunca teve uma fase duradoura de sucesso. A maioria dos maus momentos aconteceram por culpa das contusões. Que, aliás, perseguem este jovem talento.

Meia de força, bom chute (eu acho), visão de jogo e muita disposição. Meia que jogou muito tempo no ataque e, talvez, por isso não tenha brilhado tanto. Mas, não adianta mais buscar desculpas. Resta torcer. É mais um rubro-negro pelo mundo. Espero que siga a trajetória de sucesso de outro rubro-negro no Bayer, o zagueiro Juan.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Pré-jogo: Atlético-MG X Flamengo

O Atlético-MG fez uma boa partida, principalmente no primeiro tempo, contra o Palmeiras. O empate no final foi injusto, já que o Palmeiras pouco criou, mas castigou a atuação cautelosa do segundo tempo do Galo.

Ao olhar a escalação do Galo, fiquei surpreso pela ausência de jogadores conhecidos. Sem Marques e Petkovic, o Galo apostou em garotos e atletas sem expressão nacional. O Galo atuou com:

Edson; Mariano, Marcos, Vinícius e César Prates; Serginho, Renan, Márcio Araújo e Danilinho; Castillo e Eduardo.

A defesa do Galo se portou bem e só passou por apuros após a expulsão de César Prates no final do jogo.

Os laterais são bastante diferentes em suas características. Mariano sobe pouco ao ataque, guardando posição na defesa. Já César Prates teve liberdade para atuar no ataque. Aliás, o Atlético usou e abusou das jogadas de linha fundo e cruzamentos na área.

O meio campo careceu na parte criativa e contava com a correria de Danilinho, que caía pelos dois lados, e Castillo.

Na frente Eduardo foi uma grata surpresa. Além de marcar o gol, infernizou a defesa palmeirense com boa movimentação e posicionamento.

Claro que muito desta boa atuação deve-se ao fato do Palmeiras ter jogado com muitos desfalques e usar uma zaga "nova" e desentrosada.

Para a partida com o Flamengo, o treinador Gallo não poderá contar com César Prates, que foi expulso, mas deve contar com Petkovic e Leandro Almeida.

Com isso o Galo deve atuar com a seguinte formação:

Edson; Mariano, Leandro Almeida, Vinícius e Amaral; Serginho, Renan, Márcio Araújo e Petkovic; Danilinho e Eduardo.

Para o Flamengo, que conta com a volta do capitão Fábio Luciano, a chave da vitória passa por uma boa atuação defensiva no jogo aéreo. Além disso, as laterais são o ponto fraco do Atlético, principalmente sem César Prates e com Amaral atuando improvisado na esquerda. Luizinho terá papel fundamental por atuar no lado desta "improvisação". Mas defensivamente as laterais também preocupam, já que Danilinho deve constantemente cair por ali e dos dois lados.

O Flamengo deve atuar com:

Bruno; Luizinho, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Kléberson e Renato Augusto; Marcinho e Obina.

Se Ibson for regularizado a tempo, joga na vaga de Jônatas. Toró, pela falta de ritmo de jogo, deve permanecer fora.

No ataque, Obina segue com a confiança do chefe, formando dupla com Marcinho. Este último, aliás, teve uma bela melhora no último jogo.

Curiosidades:

Último jogo no Mineirão:

Flamengo 1x1 Atletico (MG)
Campeonato Brasileiro
04/07/2007 - Estadio Mineirão (Belo Horizonte - MG)
Time: Diego, Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim, Juan, Paulinho, Jailton (Paulo Sergio), Léo Medeiros, Léo Lima (Toró), Renato, Leonardo. Técnico : Ney Franco.
Gol: Leonardo.



Última vitória no Mineirão:

Flamengo 3 x 0 Atlético (MG)
Campeonato Brasileiro
22/09/2002 - Estadio: Mineirão - Belo Horizonte - MG
Time: Júlio Cesar, Felipe Melo, André Bahia, Flavio, Athirson, André Gomes, Jorginho(André), Fabio Baiano(Anderson Gils), Iranildo(Andrezinho), Liédson e Zé Carlos.
Gols: Liédson(2) e Zé Carlos.

Fonte:
http://www.flaestatistica.com

E Ibson fica :-)

Recebi com muita alegria a notícia que o nosso camisa 7 vai permanecer na Gávea por mais um ano. E o melhor de tudo, o que parecia uma novela virou apenas uma mini-série.. e com poucos episódios.

Além de garantir a continuidade da base do ano passado, o Flamengo não deu sopa pro azar e anulou um forte "provável" reforço de um grande adversário ao título: São Paulo.

Lamento apenas desconhecer as condições desta renovação. Claro que a vontade do jogador em permanecer deve ter pesado, mas que outro ônus o Flamengo teve?

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Pré-jogo: Flamengo X Náutico

O Náutico atuou na última partida contra o Palmeiras no Palestra Itália com uma formação extremamente defensiva. O time entrou em campo no 3-6-1 com a seguinte escalação:

Eduardo; Negretti, Vágner e Everaldo; Ruy, Ticão, Alceu, Radamés, Hélton e Geraldo; Wellington.

O time conseguiu marcar bem o Palmeiras, mas foi nulo no ataque com o solitário Wellington. O treinador Leandro Machado foi muito criticado durante a semana pela postura extremamente defensiva. Aliás, ele não deve resisitir a mais uma derrota neste sábado.

Como destaques do Náutico estão o goleiro Eduardo, o lateral Ruy "Cabeção" e o meia Geraldo. Este último completará 50 jogos pelo Náutico justamente contra o seu time do coração.

O lado direito é a melhor arma de ataque do Náutico, onde Ruy tem muita liberade para subir ao ataque, sendo coberto pelo volante Radamés. O lado esquerdo carece de talento e o zagueiro Everaldo atua muitas vezes improvisado por aquele lado.

Para o jogo contra o Flamengo, o treinador Leandro Machado não poderá contar com os jogadores: zagueiros Everaldo e Negretti, volantes Ticão e Alceu (suspensos) e o atacante Warley (machucado). Com isso e após a semana turbulenta, ele deve entrar em campo com um time um pouco mais ofensivo:

Eduardo; Ruy, Vágner, Luisão e Itaqui; Paulo Almeida, Radamés, Hélton e Geraldo; Felipe e Wellington.

O Flamengo vai atuar com o mesmo esquema que saiu vencedor da Ilha do Retiro. Sem poder contar com Fábio Luciano (suspenso) e Ibson (sem contrato), Caio Jr vai promover as entradas de Dininho e Kléberson. Atuando no 4-4-2 (3-5-2 disfarçado) com a seguinte formação:

Bruno; Léo Moura, Dininho, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Kléberson e Renato Augusto; Marcinho e Obina.

Souza, voltando de suspensão, foi preterido por Obina e fica como opção no banco. Aliás, neste momento, se fosse para sair alguém no ataque, este alguém seria o Marcinho. Muito irregular nos dois últimos jogos.

Dininho faz sua estréia com a camisa rubro-negra e deve formar uma boa dupla de zaga com Angelim. É uma excelente contratação.

Com Toró ainda machucado, Jaílton vai ganhando pontos e tem feito bons jogos na sua função de terceiro zagueiro. Vamos ver como reage às críticas (constantes) no Maracanã.

Curiosidades:

Último Jogo no Maracanã:

Flamengo 2x1 Nautico (PE)
Campeonato Brasileiro
11/08/2007 - Estadio Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Leonardo Moura, Fabio Luciano (Rodrigo Antonio), Ronaldo Angelim, Juan, Romulo, Cristian (Léo Lima), Ibson, Roger, Renato Augusto (Maxi Biancucchi), Leonardo. Tecnico : Joel Santana.
Gols: Fabio Luciano, Leonardo Moura.




Fonte: http://www.flaestatistica.com/

Despedida?


O contrato do Ibson terminou no último dia 30 e não acredito (mero palpite) na continuidade do Ibson na Gávea. Meu palpite tem um único motivo: São Paulo. O São Paulo está querendo muito a contratação do Ibson, principalmente com a saída provável do Hernanes.

Embora o próprio Ibson já tenha anunciado que no Brasil só joga no Flamengo. É difícil acreditar que ele prefira jogar na longínqua Grécia ao invés de atuar na capital paulista. E o São Paulo é o principal concorrente mesmo. Ibson não recebeu nenhuma proposta de um mercado ao menos aceitável.

Kléber Leite já fez milagres em contratações e não se pode questionar sua capacidade como negociador. Mas, neste ano, o Flamengo já fez vários negócios mirabolantes e gastou muito dinheiro (fatias do Renato Augusto e alguns moleques da base). As contratações do Bruno, Tardelli, Jônatas e Rodrigo tiveram um dispêndio muito grande de dinheiro.

Não acredito que ele fique...

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Coincidências: 2004 e 2008

A derrota do Fluminense para a LDU me remeteu ao ano de 2004, quando aconteceu uma zebra na final da competição continental. E encontrei algumas outras coincidências entre os anos de 2004 e 2008:

* Quase festa no interior! Nas finais do Campeonato Paulista os times do interior perderam para times da Grande São Paulo. E perderam os dois jogos decisivos.
# 2004 Paulista perdeu para o São Caetano.
# 2008 Ponte Preta perdeu para o Palmeiras.

* Vice de novo! No Campeonato Carioca o Flamengo foi campeão sobre o freguês da vez. E vencendo os dois jogos das finais.
# 2004 Vasco.
# 2008 Botafogo.

* Inter bem! Grêmio mal! Internacional foi campeão gaúcho e o Grêmio não chegou às finais.
# 2004 Inter derrotou a Ulbra.
# 2008 Inter derrotou o Juventude.

* Deu zebra na Copa do Brasil! Surpresas ganharam a Copa do Brasil em cima de times com as maiores torcidas do Brasil.
# 2004 Santo André ganhou do Flamengo.
# 2008 Sport ganhou do Corinthians.

* O país e o continente! O time que ganhou a Uefa Champions League também ganhou o campeonato nacional.
# 2004 Porto-POR
# 2008 Manchester United-ING

* Favoritos caem na Euro! Assim como na final de 2004, o time com a maior torcida e favorito foi derrotado.
# 2004 Portugal.
# 2008 Alemanha.

* Zebra na Libertadores! Um time sem tradiçao leva a Libertadores de forma inédita, vencendo o favorito nos pênaltis.
# 2004 Once Caldas venceu o Boca Jrs.
# 2008 LDU venceu o Fluminense.

Agora, vamos fazer um exercício de futurologia:

* O campeão brasileiro foi um time que ganhou um título nacional expressivo dois anos antes após longo jejum.
# 2004 Santos, Campeão Brasileiro em 2002.
# 2008
Flamengo (?), Campeão da Copa do Brasil em 2006
ou São Paulo (?), Campeão Brasileiro em 2006.

* O título Brasileiro foi decidido nas duas últimas rodadas, onde os postulantes ao título tiveram o mesmo adversário em comum.
# 2004 Santos e Atlético-PR enfrentaram o Vasco.
# 2008 Flamengo e São Paulo enfrentarão o Goiás.

E agora? Qual coincidência vai se confirmar? Pelo visto teremos um hexacampeão este ano...

O fator Caio Jr


O perfil do Caio Jr revela um profissional extremamente estudioso, que se preparou para ocupar o cargo de treinador. Aliado a isso pode-se considerar outras características como justiça nas atitudes, correção no trato com os jogadores e um "carisma" com a imprensa. Esta última característica se revela na pouca quantidade de críticas que recebeu nos recentes trabalhos.

As características dele são muito semelhantes às do Cuca de uma certa maneira. Ambos aparentam ter sempre o time na mão, doação incondicional e uma boa relação com imprensa/torcida. Mas também revela uma triste constatação: falta de títulos importantes e fama de "amarelar" em decisões. E neste ponto que está minha preocupação.

"Amarelar" não necessariamente tem uma relação direta com mata-matas. Uma decisão pode ser um jogo-chave contra adversários diretos num torneio de pontos corridos ou o último jogo valendo a classificação numa fase de grupos. Ou seja, pode-se considerar uma decisão qualquer jogo com expectativa e envolvimento de torcida/imprensa/time.

Segue uma breve retrospectiva da carreira do Caio Jr:

* 2005 - Cianorte-PR
Após ganhar de 3X0 do Corinthians na partida de ida pela Copa do Brasil, foi derrotado por 5X1 na partida de volta e acabou eliminado.

* 2006 - Paraná
Embora tenha classificado o Paraná para a Libertadores, só não perdeu a vaga porque o Vasco não conseguiu vencer o Figueirense em Santa Catarina. O Paraná empatou em casa com o já campeão São Paulo.

* 2007 - Palmeiras
Eliminado do Campeonato Paulista após empatar com o Guaratinguetá em pleno Parque Antarctica pela penúltima rodada na primeira fase.
Eliminado pelo Ipatinga em pleno Parque Antarctica na Copa do Brasil.
Aproveitamento de apenas 3 pontos nos últimos cinco jogos do Campeonato Brasileiro e conseqüente não classificação para a Libertadores. Incluindo uma derrota em casa para o Atlético-MG na última rodada, que classificaria o time.

* 2008 - Goiás
Após ganhar de 3X1 do Corinthians (de novo!) na partida de ida pela Copa do Brasil, foi derrotado por 4X0 na partida de volta e acabou eliminado.
Derrotado pelo Itumbiara nos dois jogos finais do Campeonato Goiano.

Espero que, com a ajuda da mística rubro-negra e com o apoio da torcida, ele reverta este quadro negativo neste Campeonato Brasileiro. Mas na primeira “decisão” contra o São Paulo, Caio Jr já deu vestígios que não está totalmente curado desse problema. É torcer e confiar!